Categoria Politica  Noticia Atualizada em 21-08-2008

Assessores de McCain recebem cartas com pó suspeito
Equipe se prepara para analisar cartas contendo um pó branco suspeito que foram enviadas a escritórios do Colorado e New Hampshire do candidato republicano à Casa Branca, John McCain
Assessores de McCain recebem cartas com pó suspeito
Foto: John Moore/Getty Images/AFP

WASHINGTON, 21 Ago 2008 (AFP) - Membros da equipe de campanha dos escritórios do Colorado e New Hampshire do candidato republicano à Casa Branca, John McCain, foram postos em quarentena, nesta quinta-feira, depois de receberem cartas contendo um pó branco suspeito, informou o serviço secreto americano.

"Os funcionários de McCain informaram que receberam um envelope que continha pó branco, no diretório de campanha de McCain em Centennial, no Colorado", disse o porta-voz do serviço secreto, Eric Zahren.

Segundo Zahren, "o envelope também continha uma ameaça genérica sobre o conteúdo". O funcionário revelou que homens do Serviço Secreto e da força conjunta antiterrorista do FBI foram enviados imediatamente ao local.

Logo depois, outro porta-voz revelou que uma carta semelhante foi enviada ao diretório de campanha de McCain em Manchester, no estado de New Hampshire.

A emissora FOX News anunciou que entre cinco e 25 funcionários e voluntários estavam no diretório de McCain em Centennial, subúrbio de Denver, quando abriram a carta que chegou pelos Correios. Essas pessoas foram levadas para o hospital.

"O pessoal foi posto em quarentena e o edifício, evacuado", acrescentou.

O porta-voz de McCain, Jeff Sadofky, disse à rede FOX News que "pusemos todos os nossos diretórios de campanha em alerta total. Estamos procurando qualquer coisa suspeita, e nosso pessoal está em quarentena, a partir de agora".

"Notificamos imediatamente as autoridades federais e locais. Os funcionários foram imediatamente transportados a um hospital local. A "Hazmat" foi acionada e está buscando mais informações", disse Sadofky, referindo-se à equipe treinada para analisar material perigoso.

Consultado sobre o conteúdo das cartas, Sadofky disse que "continham uma ameaça ao leitor".

Uma porta-voz do adversário de McCain na corrida pela Casa Branca, Barack Obama, disse não ter informação de incidentes similares nas dependências do Partido Democrata.

Depois dos atentados do 11 de Setembro, em Washington e em Nova York, vários políticos e jornalistas receberam envelopes com esporos de antraz, o que espalhou pânico em todo o país, além de deixar cinco mortos.

As autoridades americanas disseram estar "seguras" de que um cientista do governo, que se suicidou no mês passado, foi o único responsável pelos envenenamentos por antraz, nos Estados Unidos, em 2001.

Assessores de McCain recebem cartas com pó suspeito.

Equipe se prepara para analisar cartas contendo um pó branco suspeito que foram enviadas a escritórios do Colorado e New Hampshire do candidato republicano à Casa Branca, John McCain

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir