Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-08-2008

Luiz Paulo Horta é eleito novo membro da Academia Brasileira
O crítico musical Luiz Paulo Horta foi eleito na tarde desta quinta-feira o novo membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) com 23 votos contra 11
Luiz Paulo Horta é eleito novo membro da Academia Brasileira
Foto: Tatiana Farache/Arquivo JB

O crítico musical Luiz Paulo Horta foi eleito na tarde desta quinta-feira (21) o novo membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) com 23 votos contra 11 dados ao cartunista e escritor Ziraldo, segundo informou a instituição. Horta vai ocupar a cadeira de número 23, que era da escritora Zélia Gattai, morta em maio, também ocupada por Machado de Assis, um dos fundadores da instituição.

Em uma eleição que envolveu 19 candidatos, o escolhido teria de receber ao menos 20 votos dos atuais 39 membros da ABL. Foram realizadas três votações em sessão secreta, iniciada às 16h, até chegar ao nome vitorioso. Em todas, Horta obteve o maior número de votos.

Para o presidente da ABL, Cícero Sandroni, o fato de ele ter obtido as maiores cotações "significa que a Academia não pretendia tê-lo fora de seus quadros. E também que Horta foi o candidato que não apresentou qualquer índice de rejeição", informou comunicado oficial da instituição.

Nascido no Rio de Janeiro em 1943, o novo membro da ABL é editorialista e crítico musical do jornal O Globo. Horta também já trabalhou no Jornal do Brasil e, na década de 1980, fundou e dirigiu a seção de música do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Além do título de prestígio os imortais da academia recebem salário de R$ 15 mil mensais e um acréscimo de R$ 1.500 por presença a cada reunião semanal.

Cícero Sandroni afirmou que a escolha de Horta traz à instituição alguém que "dará continuidade à linha de atuação" de acadêmicos vindos "da área da informação e da crítica".

Concorriam ao posto, além de Luiz Paulo Horta e Ziraldo, Antônio Torres, Nelson Valente, Marcelo Henrique, Isabel Lustosa, Jorge Eduardo Magalhães de Mendonça, Marco Aurélio Lomonaco Pereira, Blasco Peres Rego, Paulo Hirano, Valter Escravoni Alberto, Fábio Lucas, Embla Rhodes, José Paulo da Silva Ferreira, Octavio de Melo Alvarenga, João Carlos Zeferino, Palmerinda Vidal Donato, Felisbelo da Silva e Marylena Barreiros Salazar.

Luiz Paulo Horta é eleito novo membro da Academia Brasileira de Letras.

O crítico musical Luiz Paulo Horta foi eleito na tarde desta quinta-feira o novo membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) com 23 votos contra 11. Horta vai ocupar a cadeira de número 23, que era da escritora Zélia Gattai, morta em maio

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir