Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-08-2008

Garota nota 10 no Enem ensina como se dar bem na prova
Para a mineira Lu�sa Lima Castro, concentra��o � chave
Garota nota 10 no Enem ensina como se dar bem na prova
Foto: Estrelando

O que voc� considera um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino M�dio (Enem )? Uma nota 8 na reda��o e na parte objetiva? Pois bem, a mineira Lu�sa Lima Castro, 19 anos, acertou toda a prova do ano passado � de cabo a rabo. E ela conta como se dar bem na avalia��o usada para ingresso no Programa Universidade para Todos (ProUni) e para vestibulares de todo pa�s.

"� preciso ter concentra��o, que a prova � muito extensa. E ler tudo com muita aten��o", diz. Com a leitura calma do enunciado � poss�vel, muitas vezes, descobrir a resposta correta sem mist�rio.

Outra d�vida de quem vai prestar o exame � se a reda��o deve ser feita primeiro ou se os testes devem ser solucionados antes. Segundo Lu�sa, a reda��o pode ficar para o fim. "Prefiro fazer as quest�es rapidamente para sobrar mais tempo para escrever", explica.

� claro que n�o h� modelo para resolver a prova. De acordo com professores ouvidos pelo G1, se o tema da reda��o for simples e voc� tiver dom�nio do assunto, pode ser uma boa estrat�gia rascunhar o corpo do texto e, s� ent�o, partir para os testes.

H� o que estudar?
A mineira, hoje aluna de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), afirma n�o ter se estudado exclusivamente para o Enem. "Acho que a prepara��o vem do todo. Se o estudante se interessou durante o ensino m�dio n�o vai ter problemas."

Em 2006, a jovem prestou a prova como treineira e j� obteve m�dia alta, superior a 8, na reda��o e na prova objetiva. Com isso, estava tranq�ila e j� conhecia o tipo de abordagem do Minist�rio da Educa��o (MEC).

N�o perca tempo
Lu�sa levou comida e �gua para o Enem, mas s� se alimentou depois que acabou o exame. "Foi medo de perder tempo e de faltar para escrever", conta. � claro que a barriga vazia pode consumir pontos; vale ficar atento ao pr�prio ritmo biol�gico e n�o fazer da prova nem um momento de jejum nem um piquenique.

Outra preocupa��o da jovem nota 10 foi em n�o perder a hora. No Enem e nos vestibulares que prestou, sempre estava no local de exame com anteced�ncia. "Cheguei uma hora e meia antes da prova. At� que n�o havia tanto tr�nsito, mas sempre cheguei bem antes", conta.

Mulher precavida
J� diz o ditado que um homem precavido vale por dois. Ent�o, de acordo com Lu�sa, vale a pena levar duas canetas, l�pis e lapiseira. "Nunca aconteceu de ficar sem ter com o que escrever, pois tinha sobra", conta.

A separa��o dos documentos tamb�m � fundamental e a mineira reunia tudo o que era necess�rio para o exame, em geral, na manh� do dia D.

Garota nota 10 no Enem ensina como se dar bem na prova. Para a mineira Lu�sa Lima Castro, concentra��o � chave.

Fonte: Estrelando
 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir