Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 22-08-2008

Fábio avisa: ‘Não vou me contentar com o segundo lugar’
Dupla brasileira garante que vai seguir lutando para ser campeã olímpica
Fábio avisa: ‘Não vou me contentar com o segundo lugar’
Foto: http://globoesporte.globo.com

A derrota na final para os americanos Rogers e Dalhausser deixou um gosto amargo para Fábio Luiz. Emocionado, o capixaba, que teve sua primeira participação olímpica nos Jogos em Pequim, garantiu que vai lutar para realizar o sonho de ser campeão.

- Ninguém queria mais do que eu, pode ter certeza disso. O Dalhausser foi feliz no bloqueio. A vida é assim, mas não vou me contentar com esse segundo lugar. O mundo dá voltas. Quem sabe a gente não volta com mais força, com mais garra e cometendo menos erros do que eu cometi agora. Vou buscar esse sonho de novo – afirma o capixaba, em entrevista à TV Globo.

Márcio, que subiu ao pódio pela primeira vez após uma derrota frustrante nas oitavas-de-final nas Olimpíadas de Atenas-2004, disse não estar decepcionado. No entanto, admitiu que chegar tão perto do ouro deixou um "gostinho de quero mais".

- Não tenho muito para dizer. Deus sabe o que faz. A gente batalha para conquistar um objetivo na vida. A gente busca um alvo, vai atrás, mas às vezes não acerta. Quero agradecer o apoio de todos os brasileiros. Em um momento como esses, não vou dizer que se fica decepcionado. Mas ficou um gostinho de quero mais.

Leia mais

Márcio e Fábio sentem nervosismo diante de americanos e deixam ouro escapar
Dupla joga bem, mas é derrotada por Rogers e Dalhausser no tie-break

As areias de Pequim realmente não trouxeram muita sorte para o Brasil. Em uma final emocionante e equilibrada contra Rogers e Dalhausser, Márcio e Fábio Luiz estiveram perto de superar os adversários, mas a frieza dos americanos acabou fazendo a diferença no final. Depois de vencer o segundo set e empatar a partida, os brasileiros sofreram com os bloqueios de Dalhausser, sentiram a pressão e acabaram ficando com a prata. Festa dos EUA, com parciais de 23/21, 17/21 e 15/4, em 1h06m de jogo.

No entanto, a medalha de prata é motivo de comemoração para os brasileiros, que chegaram a Pequim desacreditados e derrotaram os favoritos, Ricardo e Emanuel, nas semifinais. Os campeões olímpicos de 2004 ficaram com a medalha de bronze ao derrotarem Geor e Gia (os brasileiros naturalizados Renatão e Jorge, que defendem a Geórgia), e garantiram dois lugares para o Brasil no pódio olímpico.

Brasucas começam bem, mas entregam vitória no primeiro set

Os brasileiros começaram a mil por hora. Márcio forçou o saque e Fábio Luiz se impôs na rede, assustando os americanos. Após um primeiro ponto disputado, a dupla verde-amarela surpreendeu os rivais e abriu 9 a 3. No entanto, após ser bloqueado várias vezes, o grandalhão Dalhausser, de 2,06m, encontrou formas de vencer o duelo com Fábio, conhecido como a "Muralha", e a parceria dos EUA marcou quatro pontos seguidos, empatando em 10 a 10.

A partir daí, equilíbrio total em quadra. Muito incisivo no ataque, Fábio Luiz soltava o braço e empurrava o Brasil. Porém, acabou desperdiçando boas oportunidades de voltar a abrir distância no marcador ao tocar duas vezes na rede. No momento decisivo, a frieza dos americanos fez a diferença. Rogers mandou uma bomba e os adversários passaram à frente pela primeira vez: 18 a 17. Os brasileiros correram atrás do resultado, mas o estreante em Olimpíadas Fábio Luiz entregou a vitória de bandeja ao mandar uma bola na rede e Rogers e Dalhausser fecharam em 23 a 21.

Márcio comanda reação brasileira

A dupla brasuca não se abateu e voltou a sair na frente na segunda parcial. Era hora da reação. Mas quem conseguiu se impor foram os americanos, que empataram a partida em 5 a 5. Sacando em cima de Fábio, Rogers e Dalhausser conseguiram desarmar o brasileiro na rede para passar à frente em 11 a 9.

Márcio e Fábio pediram tempo e a situação ficou dramática. A dupla dos EUA se sentia cada vez mais à vontade na partida, virando todas as bolas. Foi a vez de Márcio fazer a diferença. O cearense foi para saque e o Brasil, que perdia por 10 a 13, voltou a ficar na frente (14 a 13). Fábio Luiz ganhou confiança, e finalmente a "Muralha" acordou, bloqueando Rogers para fazer 17 a 15. Com um saque na rede de Dalhausser, a dupla venceu 21 a 17. Os brasileiros seguiam vivos na briga pelo ouro.

Dupla sente nervosismo e Dalhausser fecha a rede

No tie-break a sorte deu uma "forcinha" aos americanos, que abriram 2 a 0 com duas bolas na fita. Após grande defesa de Márcio, os brasileiros atacaram na rede e vantagem aumentou para 4 a 1. O cearense se desconcentrou e foi punido por condução (5 a 1). A dupla dos EUA forçou o saque e o nervosismo bateu do lado verde-amarelo: 6 a 1 para os adversários. Dalhaousser fechou a rede, e Fábio Luiz não conseguia tirar os americanos do saque. Foram cinco bolas que pararam no "paredão". Os brasileiros finalmente conseguiram marcar novamente em 9 a 2, mas a desvantagem já era grande demais. Com mais um bloqueio de Dalhaousser, a dupla fez 15 a 4 e acabou com o sonho dourado dos brasileiros.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir