Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 22-08-2008

Bolt voa no Ninho e se despede de Pequim com ouro
Fenômeno leva a Jamaica ao alto do pódio no 4x100m e vira o primeiro velocista a quebrar três recordes mundiais na mesma edição dos Jogos
Bolt voa no Ninho e se despede de Pequim com ouro
Foto: Agência/Xinhua

O 22 de agosto vai ficar marcado como o dia em que Usain Bolt deixou Pequim para entrar na História. Ao lado de Asafa Powell, o fenômeno comandou a Jamaica no revezamento 4x100m, conquistou seu terceiro ouro na China e se tornou o primeiro velocista a quebrar três recordes mundiais em apenas uma edição dos Jogos Olímpicos.

Terceiro a correr no revezamento, Bolt conquistou seu terceiro ouro nos Jogos de Pequim
A vitória nesta sexta-feira foi tão fácil como as duas outras de Bolt, nos 100m e 200m rasos. O novo rei do atletismo mundial contou com a ajuda de Powell, Michael Frater e Nesta Carter. Com o tempo de 37s10, a Jamaica superou em quase um segundo o time de Trinidad e Tobago, que fez 38s06 e ficou com a prata. O bronze é dos japoneses, com 38s15.

Desde os Jogos de Los Angeles-1984, um atleta não ganhava três ouros no atletismo em uma mesma Olimpíada. E o antigo recorde mundial, de 37s40, que era dos Estados Unidos, vigorava há 15 anos.

Brasil perto do pódio

O time brasileiro, formado por José Carlos Moreira, Bruno Lins, Vicente Lenílson e Sandro Viana, chegou muito perto do pódio. A equipe ficou na quarta colocação, com 38s24.

Bolt foi o terceiro a correr na pista do Ninho do Pássaro e ampliou a vantagem de sua equipe sobre a segunda colocada. Depois, Powell apenas administrou o ritmo e cruzou a linha chegada para garantir o ouro olímpico jamaicano.

A tarefa do time caribenho foi facilitada por seu maior rival não ter conquistado a classificação para a final. Após o ex-recordista mundial dos 100m Tyson Gay decepcionar e deixar o bastão cair nas semifinais, os Estados Unidos foram eliminados das Olimpíadas de Pequim. O mesmo aconteceu com a equipe feminina da Jamaica na final do 4x100m.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir