Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-08-2008

Consórcio faz Sucesso entre Produtores de Cana
Os trabalhadores da lavoura de cana de açúcar historicamente eram tratados sem o mínimo respeito às normas trabalhistas
Consórcio faz Sucesso entre Produtores de Cana
Gilberto Miranda Fernandes. (Foto: Arquivo maratimba)

Os trabalhadores da lavoura de cana de açúcar historicamente eram tratados sem o mínimo respeito às normas trabalhistas. O produtor rural e atual Presidente da Cooperativa dos Plantadores de Cana, com sede em Itapemirim, e que abrange os municípios de Marataízes e Presidente Kennedy, Gilberto Miranda Fernandes, pensou numa relação mais humana e moderna para esse setor, criando o primeiro consórcio de trabalhadores rurais da região.

"Pagamos todos os impostos trabalhistas como 13º, férias e seguro desemprego além de assinar a carteira. ganhamos na valorização do trabalhador e saímos da informalidade", enfatizou.

Explica ainda que os produtores ficam sem risco com os órgãos fiscalizadores. Exemplifica mostrando o caso de um acidente de trabalho onde a responsabilidade passa para as mãos do INSS.

Os consorciados oferecem gratuitamente os equipamentos de proteção como botina com biqueira, caneleira, óculos de proteção, boné, luva, garrafa térmica, lima, facão, mangão(protetor de braço).

Atualmente fazem parte desse consórcio oitenta e seis produtores rurais. "O produtor tem de trabalhar com base em sua planilha de produção e a forma de diminuir os custos é se juntar.

No futuro penso em formar um grupo na própria Cooperativa. "Devemos modernizar e compartilhar o avanço com nossos trabalhadores", e disse ainda, que o sucesso do consórcio se deu devido à parceria com a Usina Paineiras que incorporou e apoiou a idéia.

    Fonte: Redação Maratimba
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir