Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-08-2008

Israel liberta cerca de 200 prisioneiros palestinos
Pa�s organizou liberta��es como tentativa de refor�ar negocia��es de paz. Israel mant�m cerca de 9 mil palestinos presos no pa�s.
Israel liberta cerca de 200 prisioneiros palestinos
Foto: Baz Ratner/Reuters

Israel libertou nesta segunda-feira (25) cerca de 200 prisioneiros palestinos no que diz ser um gesto de boa vontade para avan�ar as negocia��es de paz com o presidente palestino Mahmoud Abbas.

Os primeiros libertados deixaram a pris�o apenas algumas horas antes de a secret�ria de Estado americana, Condoleezza Rice, chegar a Israel para uma miss�o de paz.

Abbas j� exigiu diversas vezes que Israel libertasse alguns dos 9 mil palestinos, acusados de crimes diversos, enclausurados em pris�es israelenses. O governo de Israel aprovou a liberta��o na semana passada.

"N�o � f�cil libertar prisioneiros, especialmente prisioneiros que estavam envolvidos diretamente em atos terroristas contra civis inocentes", disse Mark Regev, porta-voz do primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert.

O prisioneiro palestino que estava h� mais tempo sob cust�dia, Said al-Atabeh, 57, da Frente Democr�tica pela Liberta��o da Palestina, est� entre os libertados. "Essa � uma grande alegria para nossas m�es e para nosso povo, mas isso ainda � um pequeno passo porque deixamos para tr�s milhares de prisioneiros", disse Atabeh.

Atabeh foi preso em 1977 e sentenciado � pris�o perp�tua ap�s ser condenado por envolvimento em atentados que mataram uma mulher israelense e feriram dezenas de pessoas.

* Com informa��es da Associated Press e Reuters

Israel liberta cerca de 200 prisioneiros palestinos
Pa�s organizou liberta��es como tentativa de refor�ar negocia��es de paz.
Israel mant�m cerca de 9 mil palestinos presos no pa�s.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir