Categoria Politica  Noticia Atualizada em 25-08-2008

Parlamento russo reconhece a independência da Ossétia do Sul
Geórgia convoca reunião de emergência após decisão. Medida deve aumentar tensões entre russos e as potências ocidentais.
Parlamento russo reconhece a independência da Ossétia do Sul
Foto: Arte G1

O Parlamento da Rússia aprovou nesta segunda (25) o reconhecimento da independência das regiões separatistas georgianas da Abkházia e da Ossétia do Sul.

Agora, o parlamento vai pedir ao presidente russo, Dimitri Medvedev, que reconheça a independência dos separatistas.

O Conselho da Federação (câmara alta) e a Duma (câmara baixa) votaram por unanimidade uma declaração pedindo a Medvedev que reconheça a independência da Abkházia e da Ossétia do Sul.

A decisão agora será do executivo russo, que tem uma série de opções, do reconhecimento à anexação pura e simples destes dois territórios, o que impediria a Geórgia de entrar para a Otan, segundo especialistas.

"A Rússia respeitou durante mais de 15 anos a integridade territorial da Geórgia", declarou o presidente do Conselho da Federação, Serguei Mironov, na abertura da sessão.

"Hoje, após a agressão da Geórgia contra a Ossétia do Sul, as relações não serão nunca mais as mesmas", acrescentou, chamando de "genocídio" a ofensiva das forças georgianas nesta república separatista em 7 de agosto.

"Nem a Abkházia, nem a Ossétia do Sul viverão no mesmo Estado que a Geórgia", disse o presidente abkházio, Serguei Bagapch.

O presidente da Ossétia do Sul, Eduard Kokoiti, declarou que Tskhinvali, a capital da província, se tornou o "Stalingrado do Cáucaso" numa alusão à batalha de Stalingrado em 1943.

Seis meses após a proclamação da independência de Kosovo, reconhecida pelo Ocidente, mas muito criticada por Moscou, que advertiu na ocasião contra um "efeito dominó", o precedente da província sérvia está bem vivo na memória nesta segunda.

"A Abkházia e a Ossétia do Sul têm mais razão do que Kosovo para ter sua independência", afirmou o presidente da comissão dos Assuntos Estrangeiros da Duma, Konstantin Kossatchev.

Serguei Markov, cientista político e deputado pró-Kremilim, deu a entender que o reconhecimento destas duas regiões separatistas "não é a única solução para Moscou garantir a segurança da população destas duas repúblicas".

Geórgia reage

A decisão russa levou o presidente da Geórgia, Mikhail Saakashvili, a convocar uma reunião governamental de emergência.

"Parece que a Rússia não vai retirar suas forças desses territórios", disse em reunião na cidade de Gori, destruída pelas tropas russas.

Rússia x Otan

O presidente Medvedev disse nesta segunda que está pronto para qualquer sanção da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), incluindo o fim das relações da aliança militar com a Rússia.

As declarações foram feitas em um encontro no Mar Negro com Dimitri Rogozin, enviado russo à Otan. Medvedev disse que seria uma decisão difícil, mas que a relação com a Otan "piorou agudamente" como resultado do confronto russo com a Geórgia por conta da Ossétia do Sul.

"Se eles (os países da Aliança) decidirem romper totalmente as relações, não ocorrerá nada terrível para a Rússia", disse o chefe do Kremlin, citado pela agência "Interfax".

Medvedev afirmou que a Rússia, "durante um tempo suficientemente prolongado, tentou desenvolver suas relações com a Aliança".

"Mas queríamos relações plenas, em pé de igualdade, e não viver de ilusões, quando em nosso redor são criadas bases e a Otan capta novos Estados, e nos dizem: "não se preocupem". Não precisamos dessas ilusões", disse o presidente russo.

Ele acrescentou que a cooperação Rússia-Aliança Atlântica "é de interesse, em primeiro lugar, da Otan, e não da Rússia".

Na quinta-feira passada, o ministro de Assuntos Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, disse que Moscou "não fechará as portas" para a cooperação com a Otan, apesar do apoio dispensado à Geórgia durante e depois do conflito na Ossétia do Sul.

"A Rússia não precisa mais da Otan do que ela precisa de nós. A cooperação deve ser mútua", afirmou Lavrov, segundo as agências russas.

Parlamento russo reconhece a independência da Ossétia do Sul
Geórgia convoca reunião de emergência após decisão.
Medida deve aumentar tensões entre russos e as potências ocidentais.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir