Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 25-08-2008

AI! A ELEIÇíO E OS POBRES...
Continuaremos pobres de espírito, de cultura, e assim o seremos por muitos e longos anos, se não votarmos corretamente agora
AI! A ELEIÇíO E OS POBRES...
Foto: http://www.badaueonline.com.br

Se não houvesse ‘pobres’ (conotação)... Pobres (denotação) seriam muitos candidatos e não haveria tanta corrupção, que se inicia pelo próprio desGRAÇADO. Vende-se por mixaria. Os homens – ‘pobres’, já que com as próprias mãos se proporcionam prazer, ao final deveriam despejar fora, e, em terra seca, a futura escória dos "poderosos". O Mundo está farto de tanto escárnio! Nós, ‘pobres’, somos a muitos da elite, burros de cangalha...

Foi-se o tempo em que éramos bobos da Corte, mas... Até quando lhes proporcionaremos tolos risos e imbecis piadinhas e jocosos olhares e fúteis gozos? São tão irônicas suas anedotas a respeito de nossa ignorância e ainda assim a grande maioria dos que nos zomba pede nosso voto; são tão reais as vãs promessas de muitos que jamais serão cumpridas e ainda assim votamos neles;...

A opulência, a corrupção, a ganância está em toda a parte e infelizmente, na grande maioria dos candidatos, seja ao Executivo, seja ao, e, principalmente, Legislativo – uma "m"! E já se passaram mais de quinhentos anos... Acorda povão!!! Chega de oba-oba! Já não temos mais tempo. Esta é a hora!

As intenções de votos que provavelmente colocarão no Poder, a mulher, já estão às claras em grande parte do país! No Espírito Santo temos o exemplo no município de Piúma, onde as manifestações favoráveis à democrata Fernanda Taylor ocorrem em grande escala. Veículos plotados, faixas, cartazes, adesivos, panfletos e bandeirolas, entre outros, espalhados pela cidade.

O mesmo acontece em Itapemirim com a candidata à reeleição, Norma Ayub (DEM) e em Mimoso do Sul, com Flávia Cysne. Penso que a mulher organiza melhor, administra melhor. Ela é capaz de ser mãe, doméstica, empresária, faxineira, médica, catequista, professora, advogada e muito mais ao mesmo tempo em seu lar, em sua família, com seus amigos, pais, filhos, marido, etc.

Não afirmo com isso, que devemos boicotar os homens nas urnas, apenas ouso formar uma opinião: precisaremos de mais tanto tempo de machismo? Estamos a passos largos de uma mudança no padrão de pensamento e caminhamos rapidamente para uma nova consciência, um novo conceito sobre o NOVO.

Continuaremos pobres de espírito, de cultura, e assim o seremos por muitos e longos anos, se não votarmos corretamente agora. É assim que o Sistema quer? Qual Sistema? O deles ou o nosso? Será que não nos habituamos ao nosso comodismo? Não precisamos alisar os bancos das universidades para tomarmos conhecimento das idéias dos grandes pensadores. Nós temos de ter nossas próprias idéias e estabelecermos nossas próprias considerações.

Ao iniciar este artigo fiz sim, apologia ao pobre que ao longo dos tempos sofre o preconceito ridículo de ser carimbado por muitos ‘ricos’, por ralé. E os acastelo em nome dos homossexuais, do negro, da mulher, da sogra, dos baixinhos, enfim, do marginal (aquele que está à margem). Sempre fomos alvos preferidos daqueles que detém ‘Poder’ e nos degustam sentindo o pitoresco sabor de nossa "inutilidade"... Somos mesmos inúteis?!

Só em tempos de eleição a minoria é valorizada, só em tempos de eleição se vê as costas dos ignorados; só em tempos de eleição grande parte dos marginais (ressalva: aqueles que estão à margem) não perde seus empregos (mesmo que sobrem ameaças); só em tempos de eleição é que se multiplicam os milagres!!!

Até quando daremos nó em pingo d’água para diminuir o valor da conta no final do mês?; Até quando subiremos em bananeira com tamancos?; Até quando vamos dar beliscão em fumaça?, Fazendo toda sorte de ginástica para, não sei como, sobreviver? O pobre de ontem é o miserável de hoje e pode ser o defunto de amanhã...

O Lula sozinho não pode nada, o governador sozinho nada pode! Mas o prefeito da minha cidade, sem ajuda, muito menos! Executivo, Legislativo e Judiciário já andam de mãos dadas. A Sociedade Civil, eu, você, ele/a, nós, vós, também devemos nos unir, principalmente no dar as mãos.

O moribundo constitui um problema angustiante que tem de ser resolvido o mais depressa possível e, se não o for, sua situação poderá ocasionar sérios transtornos na vida social brasileira, contudo, é preciso nossa ação, a minha, a sua!

Quantos de nós somente nos unimos ao ‘pobre’ na hora da "Paz de Cristo" nas missas e, quando vamos (se bem que ir à Igreja apenas por obrigação, ou pelo dever de exibição, afinal, muitas precisam mostrar o novo penteado, a calça importada, o carro novo, ..., é melhor ficar em casa)?

Que passem a existir somente nas memórias, legendas de caminhões como: - Galinha só aparece na mesa do pobre quando um dos dois está doente; - Pobre só enche a barriga quando morre afogado; - Pobre é como pneu: quanto mais trabalha mais fica liso; - Pobre com rica casado, mais que marido é criado; - Cinema de pobre é janela de trem; - Pobre só come carne quando morde a língua.

E vários são os ditos populares, entre eles, quando o rico corre é atleta e quando o pobre corre é ladrão; rico bêbado é divertido: pobre bêbado é pervertido; Deus dá o pão, mas o pobre não tem dentes; Se "m" fosse dinheiro, pobre nascia sem pííííô; pobre em casa de rico ou é dinheiro emprestado ou fuxico.

Moral da história: DIGNIDADE!!! A Justiça Eleitoral tem nos alertado. Em TV aberta vemos nos intervalos comerciais seu alerta. Ou retrocedemos e passamos quatro anos pobres (conotação), ou votamos conscientemente e trilhamos o caminho do progresso. Temos excelentes nomes para vários Executivos no sul do Estado, mas devemos avaliar muito as propostas (se houverem) dos candidatos aos Legislativos capixabas, para construirmos um Espírito Santo mais igualitário...

Fonte: O Autor
 
Por:  José Geraldo Oliveira (DRT-ES 4.121/07 - JP)    |      Imprimir