Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-08-2008

Denatran quer transformar exame de motorista em vestibular
Denatran quer modificar processo de avalia��o dos futuros condutores. Curr�culo escolar poder� ganhar aulas de comportamento no tr�nsito.
Denatran quer transformar exame de motorista em vestibular
Foto: Reprodu��o/TV Globo

Quem pensa em tirar a carteira de habilita��o (CNH) a partir do ano que vem, pode se preparar para estudar bastante. A mudan�a anunciada na semana passa pelo Conselho Nacional de Tr�nsito (Contran), que aumenta a carga hor�ria e modifica o conte�do dos cursos para forma��o de condutores, foi apenas o primeiro passo para tornar mais rigorosas as avalia��es te�ricas e pr�ticas. Agora, o Departamento Nacional de Tr�nsito (Denatran) est� em processo para reformular as provas, que ficar�o mais dif�ceis.

"J� mudamos o processo de forma��o, agora estudamos o processo de avalia��o. E isso � como no vestibular, quanto mais dif�cil, melhor ser� a qualifica��o do condutor", afirma o coordenador de informatiza��o e estat�stica do Denatran, Eduardo Sanches Faria.

Segundo Faria, somente a mudan�a na forma��o do condutor n�o garantir� que o pa�s tenha "bons motoristas", por isso, as avalia��es precisam ser mais exigentes. "� um processo justo para as pessoas serem qualificadas de maneira justa", observa, ao afirmar que n�o considera a medida rigorosa.Outra mudan�a em estudo por �rg�os e entidades ligadas � mobilidade � a obrigatoriedade de cursos sobre leis de tr�nsito no curr�culo dos ensinos M�dio e Fundamental. Entre as entidades que ap�iam a medida est� a Associa��o Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). Para o diretor executivo da associa��o, Moacyr Alberto Paes, educadores e professores deveriam ter cursos espec�ficos. "A conscientiza��o no tr�nsito deve come�ar na escola. Queremos formar uma gera��o de pessoas conscientes", destaca Paes. Motocicletas

A conscientiza��o no tr�nsito virou tema de forte debate em 2006, quando Denatran e Contran estabeleceram como tema de discuss�o o uso das motocicletas, em fun��o do aumento de acidentes envolvendo carros e motos. "A forma��o do condutor era toda voltado para ve�culos de quatro rodas. Ent�o, o curso para quem tira a carteira A foi modificado e quem tira a B tamb�m aprender� sobre motos", explica Faria. "� fundamental que um entenda o universo do outro, para que haja conviv�ncia de forma pac�fica e solid�ria", completa.

Em rela��o � habilita��o para motociclistas, a principal mudan�a foi o curso pr�tico, que agora pode ser feito em circuito aberto. "Vamos ensinar o pessoal a andar corretamente. A aula pr�tica precisa de maior rigor para que o motociclista n�o seja simplesmente "adestrado"", ressalta o representante da Abraciclo.

Custos

O que mais gerou pol�mica nas mudan�as das regras para a emiss�o da carteira de motorista foi o poss�vel aumento dos cursos. As auto-escolas ainda n�o informam qual ser� o reajuste, entretanto, j� afirmam aos interessados que tirar a CNH ficar� mais caro. Quem determina pre�os s�o os Departamentos de Tr�nsito (Detrans) de cada estado e os Centros de Forma��o de Condutores (CFCs).

"A invers�o de valor est� muito grande nesse processo do custo, o que transforma a CNH em um problema social, quando na verdade o problema � depois. Imagina quanto se gasta com acidentes de tr�nsito, por exemplo. No fim do processo, o impacto do aumento de custo n�o ser� nada", defende o coordenador do Denatran.

Fiscaliza��o

O cerco come�a a se fechar em torno dos futuros condutores. Al�m das �ltimas mudan�as anunciadas, o Contran j� estabeleceu prazo para o recadastramento das carteiras antigas e obrigou a utiliza��o da biometria para fazer a confirma��o por impress�o digital da presen�a do aluno nos cursos, para evitar fraudes nas assinaturas das listas. O que falta, agora, � intensificar a fiscaliza��o, como j� ocorreu com o in�cio da Lei Seca.

"A fiscaliza��o deve ser mais forte, mas antes da fiscaliza��o tem de haver a educa��o", diz Moacyr Alberto Paes. "Se voc� analisar o C�digo de Tr�nsito, ver� que ele � perfeito. Mas o que voc� v� nas avenidas? Infelizmente, a parte mais sens�vel do ser humano � o bolso."

Denatran quer transformar exame de motorista em "vestibular"
Denatran quer modificar processo de avalia��o dos futuros condutores.
Curr�culo escolar poder� ganhar aulas de comportamento no tr�nsito.

Fonte: Priscila Dal Poggetto

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir