Categoria Politica  Noticia Atualizada em 28-08-2008

Obama faz visita surpresa à convenção democrata
Candidato manifestou orgulho por ter Biden em sua chapa.
Obama faz visita surpresa à convenção democrata
Foto: Reuters

O candidato democrata à Casa Branca,a Barack Obama, realizou uma visita surpresa, na noite desta quarta-feira (27), à convenção democrata em Denver, subindo no palco ao final do discurso de seu vice, Joe Biden.

"Temos uma surpresa para vocês. Teremos um convidado especial esta noite", disse Jill Biden, mulher do vice de Obama, ao subir no palco, antes da entrada de Obama, o que provocou delírio entre os delegados reunidos no centro de convenções da Pepsi.

No palco, Obama manifestou seu orgulho por ter o apoio da família Biden para "recolocar a América nos trilhos".

"Vamos recuperar o país", disse Obama, que era esperado somente para esta quinta-feira (28) na convenção.

Em um discurso improvisado, o candidato democrata elogiou o ex-presidente americano Bill Clinton, que pouco antes lhe tinha dado seu apoio público, em um gesto que deixa para trás os conflitos entre os dois durante as primárias.

"Bill Clinton é um exemplo de presidente que tem o povo como sua prioridade", disse Obama.

Obama e Biden foram proclamados oficialmente nesta quarta-feira candidatos do Partido Democrata à Casa Branca.

Discurso de Biden

Em seu discurso, Biden declarou que a política externa do presidente George W. Bush e do candidato presidencial republicano, John McCain, afundaram os Estados Unidos.

"Nosso país é menos seguro e está mais isolado agora do que em qualquer outro momento na história recente", afirmou o senador democrata.


Acrescentou que os republicanos também não souberam lidar com o problema da mudança climática e o ressurgimento do fundamentalismo islâmico no Afeganistão e Paquistão, "a verdadeira frente central contra o terrorismo".

Biden comentou sobre a situação no Iraque, e disse que é preciso estipular um prazo para retirar as tropas americanas do país árabe.

"Devemos acreditar em John McCain, que diz não se deve criar um prazo para a retirada das tropas do Iraque, ou devemos escutar Barack Obama, que diz que devemos transferir a responsabilidade aos iraquianos e fixar um calendário para trazer nossas tropas de combate para casa?", acrescentou.

Biden disse também que Obama é uma pessoa de grande qualidade humana, um líder que encarna os melhores valores americanos, e uma pessoa que conseguirá para o país "a mudança que todos precisam".

O veterano senador de 65 anos, uma das vozes mais respeitadas do país em temas de política externa, buscou com seu discurso apresentar Obama aos eleitores de classe média, entre os quais Biden é popular e que Obama precisa para vencer as eleições de novembro.

"Barack Obama e eu seguimos caminhos muito diferentes para chegar a este destino, mas compartilhamos uma história comum", assinalou.

Biden comentou sobre os problemas enfrentados pela classe média americana, que sofreu recentemente com a alta dos preços do combustível, do valor da cobertura médica e da educação de seus filhos.

"Essa é a América que George W. Bush nos deixou e esse é o futuro que nos oferecerá John McCain", afirmou.

Por outro lado, lembrou que Obama é um defensor da classe média, e citou como exemplo seu trabalho como senador por Illinois, que "permitiu que as famílias trabalhadoras paguem menos impostos".

(*) Com informações da EFE e da France Presse

Obama faz visita surpresa à convenção democrata
Candidato manifestou orgulho por ter Biden em sua chapa.
Vice de Obama declarou que política externa de Bush "afundou o país".

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir