Categoria Economia  Noticia Atualizada em 28-08-2008

Juro para aposentado é mantido em 2,5%
O teto dos juros que os bancos podem cobrar nos empréstimos consignados aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) continuará em 2,5% ao mês, pelo menos por enquanto.
Juro para aposentado é mantido em 2,5%
Foto: /www.revistaportuaria.com.br

Brasília

O teto dos juros que os bancos podem cobrar nos empréstimos consignados aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) continuará em 2,5% ao mês, pelo menos por enquanto.

Em reunião ontem, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) decidiu manter o atual teto de juros. O representante da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) Jorge Higashino defendeu a elevação do limite máximo com o argumento de que há um "critério" definido pelo CNPS quando foi estabelecido o teto de que os movimentos da taxa básica (Selic) seriam repassadas aos juros do crédito consignado.

"Quando houve o ciclo de baixa da taxa Selic e isso foi repassado ao teto, nós do sistema financeiro acatamos porque há um critério que deve ser respeitado", afirmou Higashino.

O representante dos bancos afirmou ainda que "elevar a taxa máxima" não significa que ela será aplicada automaticamente porque há uma forte concorrência entre as instituições financeiras em busca de clientes.

Queda-de-braço

Os bancos defendem a elevação do teto para incorporação de, pelo menos, parte das três últimas altas da Selic definidas pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, que fizeram a taxa chegar a 13% ao ano.

O secretário executivo do Ministério da Previdência Social, Carlos Gabas, afirmou que o governo não vê necessidade de aumento do teto.

"E temos um argumento concreto para manter essa posição, que é o fato de que a taxa média cobrada atualmente pelas instituições está em 2,45% ao mês, ou seja, abaixo do teto", afirmou Gabas.

Ele discordou do representante dos bancos em relação a existir uma regra definida pelo CNPS de repassar todas as oscilações da taxa Selic. "O governo não está quebrando regras porque não há regras nesse sentido", comentou.

Crédito

O CNPS, que é formado por membros do governo e por empresários, mas também tem participação de centrais sindicais e de entidades representativas dos aposentados, decidiu ainda ontem manter as atuais condições de uso do cartão de crédito consignado pelos segurados do INSS.

Há entidades que querem a volta da possibilidade de saque por meio desse cartão de crédito e ainda flexibilizar o uso, permitindo que os aposentados e pensionistas do INSS que quiserem possam agregar a margem de 10% do benefício restrita ao cartão crédito aos 20% permitidos para o crédito consignado tradicional. Esses temas vão ser discutidos num grupo de trabalho.

INSS envia novos contracheques

O INSS começou a enviar, pelos Correios, o contracheque semestral para cerca de 25 milhões de beneficiários. O comprovante, referente ao primeiro semestre de 2008, chegará à casa dos beneficiários em até dois dias úteis após a postagem, para os que residem nas capitais, e em até três dias úteis, para quem mora nas demais cidades e áreas rurais.

O envio dos contracheques envolve a impressão dos dados pela Dataprev e a emissão para os Correios. O processo é feito de acordo com o número final do benefício, desconsiderando-se o dígito, com a média de 2,5 milhões de contracheques por lote. Os primeiros expedidos são os de benefícios com final 1. Além de aposentados e pensionistas, também receberão o documento quem tem auxílio-doença e os que recebem benefícios assistenciais.

No documento, o INSS alerta aos beneficiários para medidas de segurança que devem ser seguidas para evitar o uso indevido de seus dados por pessoas inescrupulosas: não fornecer o número do benefício, a senha do banco ou dados pessoais a terceiros. Desconfie de solicitação de dados cadastrais pelo telefone, pois o INSS não utiliza essa prática. Na dúvida, o segurado ligar para a Central 135.



Fonte: Gazeta On-line
 
Por:  CDL Marataízes e Itapemirim    |      Imprimir