Categoria Politica  Noticia Atualizada em 29-08-2008

Após ouro olímpico, Maurren vira tema de debate político
Um dos candidatos a prefeito usou imagem da atleta em campanha na TV. Estátua em homenagem a campeã divide opinião de candidatos.
Após ouro olímpico, Maurren vira tema de debate político
Foto: Rodrigo Paiva/Reuters

Maurren Magi virou objeto de debate dos candidatos a prefeito de São Carlos, cidade-natal da atleta que conquistou a medalha de ouro no salto em distância na Olimpíada de Pequim.

Sem autorização, um dos cinco candidatos a prefeito do município paulista chegou a usar no programa eleitoral a imagem da saltadora durante os Jogos Olímpicos na China.

Com 212.956 habitantes e 154.472 eleitores, São Carlos fica a cerca de 250 quilômetros da capital paulista.

"Foi um cálculo errado feito por um dos candidatos. Foi desagradável", disse o pai da atleta, William Maggi, por telefone, ao G1. "Mas a Maurren não irá participar de nenhuma campanha política. Até por contrato ela não pode fazer isso. Há uma cláusula que diz que se ela fizer, pode até ter o contrato rompido", explicou.

O debate político em torno de Maurren começou logo após a conquista do ouro olímpico.

Depois do feito da atleta, o atual prefeito, Newton Lima (PT), prometeu construir uma pista de atletismo no município e também uma estátua de 7,04 metros de altura em uma das praças da cidade. O tamanho é referência à marca do salto de Maurren em Pequim.

Mas se a idéia da pista é aprovada, embora com ressalvas, pelos candidatos a prefeito, a proposta de estátua não conta com a mesma simpatia.

Para Regina Bortolotti (PSB), "estátua é para pessoas que estão mortas". "Agora que (Maurren) está famosa, todos querem aparecer com ela", afirmou a candidata.

Airton Garcia (DEM) foi mais longe. "Por que nunca fizeram uma do Nelson Prudêncio, que saltou mais de 17 metros?", lembrou ele, se referindo ao atleta que ganhou prata nas Olimpíadas do México, em 1968, e bronze em Munique, em 1972, ambas no salto triplo.

Para o candidato Oswaldo Barba, do PT, como o prefeito, a iniciativa é "interessante" e "não tem fins eleitoreiros". A candidata Julieta Lui (PSOL) tem a mesma opinião. "Por que não construir agora?"

Mas, segundo o oposicionista Paulo Altomani (PSDB), "não é importante fazer a estátua agora". O mesmo Altomani, porém, foi justamente quem utilizou a imagem da atleta no programa eleitoral da televisão.

"Fomos a primeira coligação a prestar homenagem. A Maurren é referência, serve de estímulo para toda a cidade", afirmou ele, que foi proibido de repetir o uso da imagem na campanha.

Ele e Barba, entretanto, não escondem que gostariam de usar a imagem de Maurren na campanha. "Se for permitido, eu usarei", disse Altomani. "Se puder, eu gostaria, até como uma forma de reconhecimento do esforço do prefeito. E em campanha não podemos recusar apoio algum", afirmou Barba.

Já as duas mulheres que concorrem ao cargo não vão nem pedir para usar a imagem da campeã olímpica. "Pode até ser válido, mas não vamos apelar", disse Julieta. "Não usaria nem se tivesse autorização do departamento jurídico", afirmou Regina.

Autorização, porém, o pai de Maurren avisa que só dá uma: "Apenas usar o nome dela para parabenizá-la pela conquista."
Pista de atletismo

"Tanto a estátua na praça como a pista de atletismo são oportunismos. Eles tiveram tantos anos para fazer e não fizeram a pista até agora. Se deixar, falam até em trazer o Oceano Atlântico para cá", afirmou Garcia.

Garcia, por sinal, foi o único que não elogiou a construção de uma pista de atletismo neste momento. Mas para todos, um complexo esportivo não é prioridade no plano de governo de nenhum deles. A maioria defende melhorias na saúde e educação escolar.

Barba acredita que a pista possa revelar novos talentos para o esporte na cidade. "A pista de atletismo será para alto rendimento, mas também terá um complexo esportivo", disse. Altomani qualificou como "importante".

Regina também defende a pista, mas com ressalvas. "Antes de ver os outros falando abobrinhas, eu já pregava isso. Mas, mais do que a pista, tem que juntar com o ginásio que existe e colocar equipamentos e também uma piscina. É preciso ter uma inclusão social", disse.

"O esporte é bom para o jovem desempregado ou até evitar que vão para as drogas. Tem que transformar o espaço em uma área de lazer", afirmou Julieta.

Após ouro olímpico, Maurren vira tema de debate político em São Carlos
Um dos candidatos a prefeito usou imagem da atleta em campanha na TV.
Estátua em homenagem a campeã divide opinião de candidatos.

Fonte: Dani Blaschkauer

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir