Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-08-2008

São Paulo tem o segundo dia mais seco do ano na quinta
Umidade do ar em São Paulo chega a 18% e a cidade registra o segundo dia mais seco do ano
São Paulo tem o segundo dia mais seco do ano na quinta
Foto: Diego Padgurschi /Folha Imagem

Colaboração para a Folha Online

A cidade de São Paulo teve o segundo dia mais seco do ano na quinta-feira. O índice registrado no período da tarde chegou a 18%, de acordo como o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). No último dia 20 de agosto, a estação do Mirante de Santana (zona norte) do instituto registrou índice de 16% --o mais baixo deste ano.

Com apenas 18% de umidade a cidade entra em estado de alerta. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), índices inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; de 20% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de alerta máximo.

Os principais efeitos da baixa umidade são secura na garganta e nos olhos e problemas respiratórios. Com a baixa umidade, a recomendação é a de interromper atividades físicas ao ar livre das 11h às 15h, por causa da combinação entre ar seco e a maior incidência de poluentes; e ingerir muito líquido para evitar desidratação.

Frente fria

A situação, porém, deverá melhorar a partir do final da tarde de sexta-feira (29). "Uma frente fria vinda da região Sul deve aumentar a umidade do ar, causando chuva fraca na faixa leste do Estado e na cidade de São Paulo", afirmou o meteorologista Adilson Nazário, do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências).

No sábado (30), o tempo deverá ficar encoberto, com pancadas de chuva isoladas. A temperatura também deve cair, chegando a 21º C. Hoje o Inmet registrou 28º C durante a tarde. O tempo deverá abrir no domingo (31), mas, no final da tarde, deverá garoar.

São Paulo tem o segundo dia mais seco do ano na quinta.

Umidade do ar em São Paulo chega a 18% e a cidade registra o segundo dia mais seco do ano.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir