Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-08-2008

Confira dicas para diminuir a ansiedade na véspera do Enem.
Estudar um dia antes pode se tornar fator de angústia.Visite o local de provas para não chegar atrasado no domingo.
Confira dicas para diminuir a ansiedade na véspera do Enem.
Foto: Arte G1

Estou muito ansiosa, muito preocupada. Essa prova é superimportante para mim, conta Fabiana Araújo Lima, 25 anos, que vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (31). A jovem busca uma vaga no curso de psicologia pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas em instituições particulares de ensino superior. O Enem pode definir se ela estará na faculdade no próximo ano.
Tamanho peso para fazer o Enem atrapalha, dizem os especialistas. Por isso, o G1 conversou com professores, que ensinam a relaxar na véspera da avaliação.

O Enem exige até mais descanso que os vestibulares, pois é preciso estar realmente muito concentrado. Esse é o item mais decisivo para compor uma boa nota, afirma o coordenador do curso Etapa, Edmílson Motta. Mas, afinal, como relaxar? Não existe resposta universal para a pergunta: o que é bom para um, pode não servir para outro. Fabiana, por exemplo, decidiu que vai namorar e ir ao cinema neste sábado (30). E depois vou dormir cedo e acordar na hora que o corpo mandar. De manhã, almoço e vou para a prova, conta.

Segundo Motta, a regra básica é a seguinte: Faça o que quiser para ficar tranqüilo e tente não ter nenhum desgaste físico não usual. Aliás, tente se preservar mais do que o usual.

Quando descanso vira cansaço

Se você ficar preocupado em relaxar, há risco de aumentar a ansiedade. É muito comum os estudantes dizerem que vão sair com os amigos para tirar o foco da prova. Daí, eles se acabam, acordam mal, há até os que vomitam durante o exame, diz Motta.

Por outro lado, de acordo com o professor, existem também os que se preocupam tanto em dormir cedo e poupar energia, que acabam ficando com insônia. Não adianta ir dormir muito antes do horário e ficar como bife, fritando de um lado para o outro na cama.

Resultado: o bom mesmo é não fugir muito de seu ritmo biológico e ir dormir num horário razoável. Estudar ou não estudar?

Definitivamente não vale a pena se matar de estudar nesse sábado. Mas e dar uma olhadinha em um livro ou fazer um simulado? Aí depende. É importante ter consciência sobre seu funcionamento. Tudo bem que ninguém vem com manual de instrução, só você sabe se a leitura de provas anteriores tranqüiliza ou angustia.

Ficar estudando de última hora não vale a pena. Conhecimento se obtém com o tempo, diz o coordenador do curso Anglo, Alberto Francisco do Nascimento.Não há motivo para ficar vendo teoria antes da prova. O que pode ajudar e até diminuir a ansiedade é ler uma revista, um jornal. O Enem é muito amarrado aos temas mais atuais. A leitura pode refrescar a memória e dar mais segurança, aponta Motta.

De acordo com os professores, quem se sente bem pode se dedicar a provas anteriores do Enem ou a treino de redação. Ler questões isoladas de exames passados pode não ter um bom efeito, já que mostra pouco sobre o conjunto da avaliação.

Visite o local de provas

Para muitos, conhecer o local de provas com antecedência é motivo de alívio. Sabendo o trajeto, você pode calcular quanto tempo levará neste domingo, e diminui o risco de ficar do lado de fora do exame por um atraso.

Segundo Nascimento, outra boa medida é organizar o material com antecedência. Separar os documentos, lápis, borracha, caneta, ajuda a não ter nervosismo ao sair de casa para fazer a prova.

Atitude perante a avaliação

Se você ficar ansioso ou desesperado a prova vai ficar mais fácil? Vale a pena? Fazer a prova na esportiva, sem ficar se cobrando, rende muito mais. O melhor é não ter expectativa e ter autoconfiança, afirma Nascimento.

O docente compara o exame a tomar uma injeção: se você ficar com o braço tenso, a aplicação vai doer mais. Então, o melhor é o pensamento relaxar o corpo.

Confira dicas para diminuir a ansiedade na véspera do Enem.
Estudar um dia antes pode se tornar fator de angústia.Visite o local de provas para não chegar atrasado no domingo.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir