Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-08-2008

Termina a prova do Enem 2008.
Principal objetivo do Enem � a auto-avaliac�o dos alunos, diz coordenador.Resultado final dever� ser divulgado no dia 15 de novembro.
Termina a prova do Enem 2008.

Terminou pontualmente �s 18h deste domingo a prova do Exame Nacional do Ensino M�dio(Enem), realizado em 1.414 munic�pios brasileiros. Apesar da toler�ncia de cerca de 25 minutos para os atrasados em Bras�lia, a prova foi encerrada no hor�rio previsto. Apenas candidatos com necessidades especiais t�m uma hora a mais para completar o exame.A prova deste domingo foi bastante focada em atualidades. Uma das quest�es era sobre a Lei Seca e o tema da reda��o foi sobre o desmatamento da Floresta Amaz�nica.

Dados preliminares do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), respons�vel pela organiza��o do exame, apontam que mais de 4 milh�es de estudantes se inscreveram para a prova, composta por 63 quest�es objetivas de m�ltipla escolha e uma reda��o. O n�mero de ausentes ainda n�o foi divulgado.

Foi bem? Comente na comunidade de Vestibular G1 no Orkut

O coordenador nacional do Enem, Dorivan Ferreira Gomes, disse que a aplica��o do exame tem tr�s grandes objetivos: a auto-avaliac�o dos participantes, a utiliza��o do resultado do exame pelas institui��es como crit�rio para ingresso em cursos de n�vel superior e a absor��o pelo mercado de trabalho dos mais bem-colocados. "O exame � aplicado como forma de aferi��o dos conhecimentos adquiridos no dia-a-dia", afirmou. De acordo com Dorivan Gomes, o n�mero de 4 milh�es de inscritos deve come�ar a se estabilizar a partir do ano que vem. No ano passado, 3,5 milh�es de pessoas fizeram o Enem. Desse total, 83% estudavam em escolas p�blicas. Os dados finais relativos � edi��o de 2008 do Enem devem ser divulgados somente no fim do ano.


Tranq�ilidade

Segundo o Inep, a prova transcorreu em clima de tranq�ilidade. N�o houve registro de nenhum contratempo nas 107.265 salas, distribu�das por 8.514 locais onde a prova foi aplicada. Esses locais de prova est�o em 1.418 munic�pios brasileiros.

Requisito do ProUni e pontos em vestibulares

O p�blico-alvo do Enem s�o alunos que estejam cursando ou j� tenham conclu�do o 3� ano do ensino m�dio. A prova � um dos requisitos para o estudante concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni).

O resultado do exame tamb�m � usado por 548 institui��es brasileiras como crit�rio para ingresso em cursos de n�vel superior. "O ideal seria que todas as institui��es do pa�s usassem o Enem como base para ingresso. Deveria ser usado como uma primeira fase da sele��o", defendeu o coordenador.

Os alunos inscritos no Enem tamb�m responderam um question�rio com 232 perguntas. As respostas, segundo Gomes, servir�o para a elabora��o de estat�sticas que ser�o colocadas � disposi��o da sociedade. Segundo Dorivan Gomes, a m�dia do resultado atingido pelos inscritos no Enem nos �ltimos anos variou entre 49 e 60 pontos. A nota m�xima do exame � 100.

O gabarito do Enem ser� divulgado �s 19h deste domingo e estar� dispon�vel no G1, que tamb�m trar� a corre��o da prova feita por professores dos cursinhos Anglo e Etapa. O Inep ainda n�o confirmou se divulgar� ainda hoje o �ndice de absten��o das provas. O resultado do Enem est� previsto para ser divulgado na segunda quinzena de novembro, provavelmente no dia 15 de novembro.

Termina a prova do Enem 2008.
Principal objetivo do Enem � a auto-avaliac�o dos alunos, diz coordenador.Resultado final dever� ser divulgado no dia 15 de novembro.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir