Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-09-2008

Alunos reclamam do tamanho da prova do Enem 2008
Professores afirmam que prova foi mais longa que o usual
Alunos reclamam do tamanho da prova do Enem 2008
Foto: Globo.com

O bicho-pap�o do Exame Nacional do Ensino M�dio (Enem) 2008, aplicado neste domingo (31), foi a extens�o da prova: ao todo foram 18 p�ginas carregadas de textos, gr�ficos, tabelas e figuras. Os leitores do G1, deram seu veredicto: "A prova estava bastante cansativa comparando a provas anteriores (...). Ganhei uma dor de cabe�a incr�vel quando entreguei a prova!", aponta um dos candidatos.

"Achei que os enunciados eram muito extensos e muito dif�ceis para muito pouco tempo de prova. Na metade da prova n�o conseguia mais prestar aten��o ao que estava lendo e tive que chutar, n�o deu tempo", comentou outro candidato.

H� quem pensa em ir al�m: "� galera vamos protestar!!! Pois s� assim eles [os organizadores] observam o que n�s achamos. (...) Fazer a leitura de quest�es gigantescas para respostas b�sicas, assim n�o d�".

Para professores ouvidos pelo G1, o exame foi mais cansativo do que a m�dia dos �ltimos anos, embora tenha apresentado praticamente o mesmo n�mero de p�ginas.

No geral, o professor Edmilson Motta, coordenador do Curso Etapa, achou que a avalia��o desse ano foi a mais exigente, mais longa e mais dif�cil dos �ltimos quatro anos. "A prova tinha muito texto, tabelas e gr�ficos para se manter interdisciplinar e acabou ficando muito extensa", disse.

Motta afirma ainda que nem todas as quest�es "tinham a resposta certa na pergunta", uma caracter�stica do Enem. "Em provas anteriores, bastava ler com aten��o o enunciado que o aluno encontrava a alternativa correta. Nessa edi��o isso n�o aconteceu em todas as quest�es e exigiu mais conhecimento do candidato", avalia.

"A prova foi extremamente cansativa, porque exigiu texto e muitas quest�es trazem figura, mais tabela, mais gr�fico", afirma a coordenadora do Objetivo, Vera L�cia da Costa Antunes.

De fato, ao todo estiveram presentes na prova 14 gr�ficos, dez figuras, quatro tabelas e duas charges.



A prova do Enem

A prova foi aplicada neste domingo (31), das 13h �s 18h e teve mais de quatro milh�es de inscritos. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), respons�vel pela aplica��o da prova, informou que o �ndice de absten��o s� deve ser anunciado em 15 dias.

A prova � formada por 63 quest�es de m�ltipla escolha interdisciplinares de conhecimentos gerais (do conte�do do ensino m�dio) e uma reda��o (que deve ser escrita na modalidade disserta��o).

O exame n�o � obrigat�rio, mas a ades�o aumentou consideravelmente nos �ltimos anos porque a nota � utilizada como b�nus na pontua��o em mais de 500 institui��es de ensino superior. Algumas utilizam apenas a nota do Enem como crit�rio de sele��o.

Ter partitipado do Enem tamb�m � requisito obrigat�rio para o estudante que quer pleitear uma bolsa de estudos no Programa Universidade para Todos (ProUni).

Alunos reclamam do tamanho da prova do Enem 2008. Professores afirmam que prova foi mais longa que o usual.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir