Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 01-09-2008

Explosão de carro-bomba mata quatro em Cali
Policiais colombianos inspecionam local onde um carro-bomba explodiu em Cali
Explosão de carro-bomba mata quatro em Cali
Foto: Jaime Saldarriaga/Reuters

Das agências internacionais
Ao menos quatro pessoas foram mortas e cerca de 20 ficaram feridas após a explosão de um carro-bomba em Cali, Colômbia, em um dos piores ataques em zona urbana no país este ano, disseram autoridades locais nesta segunda-feira (1).

A bomba explodiu próximo ao prédio da corte de justiça em Cali, na costa do oceano Pacífico, região usada por traficantes para o envio de drogas aos EUA e ao México, dizem as autoridades

A polícia disse acreditar que as Farc sejam as responsáveis pelo ataque.

Após quatro décadas, a onda de violência sofreu um recuo sobre o governo do presidente Álvaro Uribe, um "linha-dura" que usou bilhões de dólares dos EUA e enviou tropas para recuar os rebeldes marxistas das Farc para selvas e montanhas remotas.

Bombas deflagradas em áreas urbanas eram ainda mais raras, mas os combates continuaram em algumas áreas rurais, especialmente em regiões onde a folha de coca era usada para produzir cocaína.

Sete pessoas foram mortas quando uam bomba explodiu em uma pequena cidade em meados de agosto. Autoridades acusaram os rebeldes, que estariam retaliando os esforços das autoridades em erradicar as plantações de coca.

As Farc atingiram seu ponto mais baixo durante o governo Uribe, com vários de seus principais comandantes sendo mortos este ano. Mas os rebeldes mantêm o poder em áreas distantes, auxiliados pelos lucros obtidos com o tráfico de drogas.

Explosão de carro-bomba mata quatro em Cali.

Policiais colombianos inspecionam local onde um carro-bomba explodiu em Cali. Ao menos quatro pessoas morreram e 20 ficaram feridas em um dos piores ataques em área urbana neste ano, segundo as autoridades colombianas.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir