Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-09-2008

Estado de emergência em Bangcoc após confrontos
Partidários da Aliança Popular pela Democracia dormem no chão durante bloqueio em rua de Bancoc, na Tailândia
Estado de emergência em Bangcoc após confrontos
Foto: Chaiwat Subprasom/Reuters

BANGCOC, 2 Set 2008 (AFP) - O estado de emergência foi declarado nesta terça-feira em Bangcoc, poucas horas após violentos enfrentamentos entre partidários e opositores do primeiro-ministro tailandês Samak Sundaravej, enquanto milhares de pessoas continuam ocupando a sede do governo para pedir sua renúncia.

"Devido à violência da noite que perturbou a ordem no país em violação à lei, o governo declarou estado de emergência, que afetará as liberdades individuais", anunciou o governo, citado pela rádio estatal.

Os enfrentamentos, os mais violentos nos últimos dez anos, aconteceram ao redor da sede do governo ocupado há uma semana por cerca de 15 mil opositores e levaram a polícia a disparar e pedir ajuda ao Exército.

Uma pessoa morreu e outras 44 foram feridas, três delas por tiros, segundo o Centro de Urgência Nacional.

Samak encarregou o comandante das Forças Armadas, o general Anupong Paojinda, da aplicação do estado de exceção, que entre outras coisas proíbe qualquer reunião pública de mais de cinco pessoas.

Em entrevista à imprensa, Anupong descartou a possibilidade de um novo golpe de estado: o país já soma 18 desde 1932. Ele defendeu uma solução pacífica para a crise através de negociações.

"Não há possibilidade alguma de golpe de Estado. Devemos recorrer a um mecanismo parlamentar", afirmou.

"Posso garantir aos membros da imprensa que nem os policiais nem os militares tailandeses utilizarão a violência contra os civis de nenhuma maneira", afirmou.

O general destacou que os soldados enviados para proteger a sede do governo não levarão armas e usarão meios clássicos antidistúrbios (cassetete, gás lacrimogêneo e jatos d"água) para impedir novos enfrentamentos entre militantes pró e contra o governo.

Nesta terça-feira, ativistas da oposição levantaram barricadas em algumas ruas do centro de Bangcoc, com pedaços de madeira e tacos de golfe nas mãos.

Samak, de 73 anos, é acusado pela oposição de ser subordinado ao ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, deposto por um golpe em 2006 por corrupção e falta de respeito à monarquia, atualmente refugiado na Grã-Bretanha.

A principal central sindical da Tailândia, formada por 43 sindicatos e com 200.000 trabalhadores associados, convocou nesta segunda-feira uma greve, a partir de quarta-feira, em apoio aos manifestantes.

O Banco da Tailândia anunciou que agiu após a proclamação do estado de emergência para sustentar a moeda local, o baht, cuja cotação "caiu e voltou a ser volátil" em relação ao dólar. Às 13H00 (3H00 de Brasília), o dólar custava 34,47 baht, contra 34,32 na véspera.

Estado de emergência em Bangcoc após confrontos entre governistas e opositores.

Partidários da Aliança Popular pela Democracia dormem no chão durante bloqueio em rua de Bancoc, na Tailândia. Os manifestantes de oposição ao primeiro-ministro Samak Sundaravej entraram em confronto com manifestantes pró-governo nesta terça-feira; foi declarado estado de emergência na capital tailandesa.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir