Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 02-09-2008

Furacão Hanna provoca dez mortes na passagem pelo Haiti
Tormenta voltou a ser tempestade tropical, mas pode voltar a ganhar força. EUA esperam atividade de furacões "muito acima da média" em setembro.
Furacão Hanna provoca dez mortes na passagem pelo Haiti
Foto: Reuters

Pelo menos dez pessoas morreram na cidade haitiana de Gonaives vítimas de inundações provocadas pela passagem do furacão Hanna, informou nesta terça-feira (2) a polícia local.

As fortes chuvas deixaram a cidade sob uma camada de dois metros de água, segundo a Defesa Civil haitiana. Muitos moradores tiveram de subir no telhado de suas casas para não se afogar.

Em 2004, cerca de 3.000 pessoas morreram em Gonaives vítimas de alagamentos e deslizamentos de terra provocados pela tempestade tropical Jeanne.

Tanto Hanna como o furacão Gustav, que chegou na segunda-feira ao estado de Louisiana com ventos de 175 km/h, perderam força nesta terça e voltaram a se transformar em tempestades tropicais, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos nesta terça-feira (2).

Hanna, que está no sudoeste das Bahamas, pode voltar a ganhar força em sua passagem pelo Mar do Caribe e voltar a ser furacão ao longo da terça.

Gustav
Já Gustav -que provocou ao menos 81 mortes em sua passagem pelo Caribe- deve continuar se enfraquecendo à medida que se dirige para o sudeste do Texas.

Os ventos do Gustav caíram para 95 km/h e a tempestade avança a 20 km/h com uma tendência de se transformar em depressão em até 48 horas.

À medida que foi se aproximando da costa da Louisiana, Gustav perdeu força até chegar à categoria 1 de ciclone na escala Saffir-Simpson de cinco.

A cidade de Nova Orleans -praticamente destruída pelo Katrina em 2005- escapou praticamente ilesa da passagem de Gustav. Os diques, reconstruídos após o Katrina, resistiram bem à força das águas.

O prefeito de Nova Orleans, o democrata Ray Nagin, pediu aos moradores da cidade que não fiquem otimistas demais e mostrou-se preocupado com a resistência das barreiras contra enchentes feitas de concreto e terra.

"Não estamos livres do perigo ainda", disse. "Os canais estão cheios neste momento. Eu não sei se eles vão receber mais água, e essa é uma grande preocupação para mim." O prefeito pediu à população que espere até quinta-feira para começar a voltar às suas casas.

Setembro agitado
A equipe de previsão de furacões da Universidade Estadual do Colorado informou nesta terça-feira (2) que espera uma atividade de furacões "bem acima da média" em setembro, com quatro furacões -dois dos quais devem se transformar em grandes tempestades.

"Nós prevemos que setembro vai ser um mês bastante ativo, baseados nos sinais climáticos recebidos ao longo de agosto, disse o meteorologista Bill Gray, fundador da equipe de pesquisadores.

A equipe divulgou nesta terça seu último relatório de agosto, em que citou as condições propícias para o desenvolvimento de tempestades, inclusive o aquecimento da temperatura da superfície do mar no Atlântico Norte.

Com informações da Efe, Reuters e France Presse

Furacão Hanna provoca dez mortes na passagem pelo Haiti
Tormenta voltou a ser tempestade tropical, mas pode voltar a ganhar força.
EUA esperam atividade de furacões "muito acima da média" em setembro.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir