Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-09-2008

Aranha gigante aparece em edifício em Liverpool
Uma aranha mecânica gigante caminha no Concourse tower, em Liverpool, Inglaterra, como parte das comemorações da cidade como Capital Cultural da Europa
Aranha gigante aparece em edifício em Liverpool
Foto: Andrew Yates/AFP

Uma aranha mecânica gigante surpreendeu os moradores de Liverpool nesta quarta-feira, ao aparecer pendurada do lado de fora de um prédio em construção em frente à estação de Lime Street.

A aranha de 37 toneladas marca o início de uma performance de cinco dias de teatro de rua como parte do ano de Liverpool como Capital da Cultura Européia.

Conhecida apenas como La Machine, o evento será realizado pelos mesmos artistas que atraíram cerca de um milhão de pessoas às ruas de Londres em maio de 2006 com o Elefante do Sultão.

Acredita-se que a aranha deva "acordar" na sexta-feira.

Ela deverá descer de sua atual posição - a 18 metros de altura - na quinta-feira, para ser levada para a nova arena da cidade, antes de "ganhar vida" na sexta.

A criatura então vai começar a explorar as ruas de Liverpool na sexta-feira à noite, formando parte de um espetáculo de teatro de rua a ser realizado em vários pontos marcantes da cidade, que culminará no domingo, com o que os organizadores chamam de "final espetacular".

"Interessante" A expectativa é de que dezenas de milhares de visitantes cheguem à cidade para ver a aranha mecânica.

Apesar de ser impressionante, um transeunte disse à BBC que a imagem o deixava tenso.

"Não gosto de aranhas. É interessante, mas eu realmente não gosto de aranhas", disse ele.

Apontada como um dos pontos altos das celebrações pela Capital da Cultura, La Machine, que custou 1,8 milhão de libras - cerca de R$ 5,3 milhões -, foi encomendada pela companhia artística Artichoke.

A criatura foi construída em Nantes, na França, antes de ser enviada para Merseyside, onde foi montada em um local secreto.

Aranha gigante aparece em edifício em Liverpool.

Uma aranha mecânica gigante caminha no Concourse tower, em Liverpool, Inglaterra, como parte das comemorações da cidade como Capital Cultural da Europa


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir