Categoria Politica  Noticia Atualizada em 04-09-2008

A três dias da eleição, comboio de premiê é alvo de disparos
A três dias da eleição, tiros foram disparados contra um comboio do governo (esq), em Rawalpindi
A três dias da eleição, comboio de premiê é alvo de disparos
Foto: EFE e Divulgação

da Folha Online
Tiros foram disparados nesta quarta-feira contra um comboio do governo --o que autoridades paquistanesas disseram ser uma tentativa de assassinato contra o primeiro-ministro Yousaf Raza Gilani--, mas ainda não está claro se ele estava presente no momento do ataque.
O atentado, ocorrido em Rawalpindi, acontece a três dias das eleições no país, marcadas para o próximo sábado (6). O Paquistão enfrenta uma crise política, que culminou com a renúncia do presidente Pervez Musharraf no mês passado.

Uma autoridade policial paquistanesa identificada como Rao Mohammad Iqbal disse que o comboio estava a caminho do aeroporto para pegar Gilani no momento do ataque. "O carro estava indo ao aeroporto quando foi atingido... duas balas atingiram a janela do motorista", afirmou Iqbal.

Mais cedo, o porta-voz do primeiro-ministro, Zahid Bashir, disse que os tiros foram disparados contra o comboio de Gilani mas que ele não estava ferido. "Vários tiros foram disparados contra o comboio do primeiro-ministro. Ele está salvo, pela graça de Deus", afirmou Bashir.

O escritório do primeiro-ministro disse que vários tiros foram disparados e imagens de televisão mostraram duas marcas em uma janela à prova de balas.De acordo com o site da rede de TV CNN, o ministro da Informação paquistanês, Sherry Rehman, disse que Gilani não estava no carro no momento do ataque. Mas, ainda de acordo com a CNN, um comunicado do escritório do governo afirmou que "o primeiro-ministro e todos os membros do comboio saíram ilesos".

A CNN ainda cita o porta-voz do primeiro-ministro dizendo que não falaria se Gilani estava ou não dentro do carro, citando razões de segurança. Ele disse ainda que o assunto seria esclarecido quando a investigação for concluída.

Gilani é um alto membro do partido da ex-primeira-ministra Benazir Bhutto. Ela foi assassinada em um ataque no dia 27 de dezembro enquanto fazia campanha para as eleições gerais. O governo disse que militantes ligados à rede terrorista Al Qaeda [liderada por Osama Bin Laden] a mataram. O partido de Bhutto venceu as eleições de 18 de fevereiro e Gilani se tornou primeiro-ministro de um governo de coalizão.

Com agências internacionais

A três dias da eleição, comboio de premiê é alvo de disparos no Paquistão.

A três dias da eleição, tiros foram disparados contra um comboio do governo (esq), em Rawalpindi. As autoridades paquistanesas disseram ser uma tentativa de assassinato contra o primeiro-ministro Yousaf Raza Gilani (dir), mas ainda não está claro se ele estava presente no momento do ataque. O Paquistão enfrenta uma crise política, que culminou com a renúncia do presidente Pervez Musharraf no mês passado.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir