Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 04-09-2008

Exames médicos revelam grave lesão no pulso direito de Jade!
Excesso de treinos deixa atleta com perda óssea equivalente à de uma pessoa de 50 anos, mas ela se recusa a operar e volta à rotina no clube
Exames médicos revelam grave lesão no pulso direito de Jade!
Foto: Globo esporte.com

Até que ponto vale a pena se sacrificar para conquistar bons resultados no esporte? Esse questionamento se aplica neste momento à ginasta Jade Barbosa, de 17 anos. De acordo com sua assessoria de imprensa, a décima colocada na classificação individual geral das Olimpíadas de Pequim está com uma grave lesão no pulso direito, que teria o desgaste correspondente à idade óssea de uma pessoa de 50 anos.

- Foram muitas lesões repetidas no mesmo local que não tiveram o tratamento indicado. A primeira foi em janeiro deste ano, mas ela não quis parar de treinar para as Olimpíadas, mesmo tendo tempo para isso. Os exames médicos feitos em um hospital particular diagnosticaram que ela está com o osso do pulso direito poroso, com idade óssea equivalente a de uma pessoa de 50 anos. Mas, ainda assim, ela decidiu não operar – disse a assessoria de imprensa ao GLOBOESPORTE.COM.

Sem intenção de fazer uma intervenção cirúrgica, Jade já voltou aos treinos após os Jogos de Pequim e deverá fazer fisioterapia e tomar medicamentos para melhorar suas condições físicas. Avaliada brevemente pelo médico do Flamengo, clube onde treina, Dr. José Luiz Runco, a ginasta foi encaminhada para um especialista em ortopedia de pulsos. Porém, contactado pela reportagem do GLOBOESPORTE.COM, o médico afirmou que Jade marcou uma consulta em sua clínica, mas não compareceu.

Procurado pelo GLOBOESPORTE.COM, o pai da atleta, César Barbosa, não foi encontrado para comentar o assunto. Porém, há uma semana em entrevista ao site, César falou sobre a lesão de Jade, antes dos diagnósticos dos exames médicos.

- Ela está sem mobilidade nenhuma e sente muita dor. Vamos fazer uma ressonância para ver se o local está fissurado, se calcificou errado. Tem um caroço em cima do punho dela. Ela competiu no sacrifício.

Luisa Parente diz que grau da lesão de Jade está avançado

Ouro no salto e nas barras nos Jogos Pan-Americanos de Havana-1991, a ex-ginasta Luisa Parente disse que a lesão no pulso é característica de quem compete no salto, mas que o grau do nível de Jade parece avançado.

- As lesões são muito freqüentes devido ao excesso de treinamento. Faz parte da vida da atleta como o lado negativo do esporte. Eu mesma tive uma forte lesão nas cápsulas articulares do pulso, mas nada parecido com o que ela parece ter. Agora, se ela escolheu não operar antes das Olimpíadas, é uma decisão que coube só à ela e à comissão técnica. É uma opção – disse a ex-ginasta, que se aposentou aos 22 anos – após 16 anos de carreira – por falta de motivação proporcionada também pelas fortes dores sentidas devido às constantes lesões.

Exames médicos revelam grave lesão no pulso direito de Jade!
Excesso de treinos deixa atleta com perda óssea equivalente à de uma pessoa de 50 anos, mas ela se recusa a operar e volta à rotina no clube.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir