Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-09-2008

Furacão Ike chega à categoria 4; Hanna cresce rumo aos EUA
Imagem de satélite divulgada pela agência meteorológica dos EUA mostra o furacão Ike no Atlântico Norte
Furacão Ike chega à categoria 4; Hanna cresce rumo aos EUA
Foto: NOAA/EFE

da Folha Online
da Associated Press
O furacão Ike atingiu a categoria 4 --em uma escala que vai de 1 a 5-- nesta quinta-feira, em sua passagem pelo oceano Atlântico. Naquele período, a tempestade tropical Hanna também cresceu --mas em grau menor--, ao passar por Bahamas rumo à costa sudeste dos Estados Unidos. Outra tempestade tropical em andamento é Josephine, que cruzou o Atlântico atrás do Ike, mas já começa a enfraquecer.

Todos esses fenômenos acontecem poucos dias após a passagem do furacão Gustav e, em alguns lugares, da tempestade Hanna. No Haiti, Gustav deixou 75 mortos e Hanna deixou ao menos 61 mortos. O número de pessoas mortas em decorrência das chuvas e deslizamentos de terra causados por Hanna ainda pode subir.

"Estamos em uma situação realmente catastrófica", afirmou o presidente Rene Preval, que já pensa em pedir ajuda internacional para ajudar vítimas e reparar os danos sofridos. Ele disse acreditar que Hanna tenha causado ainda mais mortes e prejuízos que a tempestade Jeanne, que inundou diversas partes do país e matou 3.000 pessoas, em setembro de 2004.

"Há muitas pessoas ilhadas sobre telhados e presos que não conseguimos vigiar", admitiu o presidente.

Hanna passou pelo Haiti na segunda-feira (1º) e deve passar pela região central e norte das Bahamas nesta quinta-feira. Por medo, ao menos 7.500 pessoas já deixaram as suas casas, em Santo Domingo (República Dominicana). No sábado (6), Hanna deve retornar à categoria de furacão e chegar à costa dos EUA, entre os Estados da Carolina do Norte e Virgínia.

Em Porto Rico, a morte de um jovem colombiano, arrastado por uma enxurrada, também é atribuída à Hanna. No mesmo acidente, uma estudante brasileira desapareceu.

O governo dos EUA prevê que 14 a 18 tempestades irão se formar durante a temporada de furacões de seis meses que começou no último dia 1º de junho. O recorde de fenômenos em uma temporada pertence ao ano de 2005, quando houve 28.

Nova Orleans

O prefeito de Nova Orleans, Ray Nagin, permitiu ontem, a contragosto, que os moradores da cidade voltem às suas casas. Toda a região foi esvaziada no fim de semana passado devido à passagem do furacão Gustav. Em todo o Estado da Louisiana, quase dois milhões de pessoas tiveram que deixar suas casas.

Embora Gustav não tenha provocado muitos danos, mais de um milhão de imóveis da área estão sem energia elétrica, e a previsão é a de que o serviço seja totalmente restabelecido apenas em um mês.

"Não existe desculpa para a demora. Nós precisamos acelerar o ritmo de restabelecimento da energia", afirmou o governador da Louisiana, Bobby Jindal. Ontem, o presidente George W. Bush esteve no Estado para mostrar distanciamento da imagem negligente impressa na época da passagem do Katrina. "Uma das prioridades é devolver a eletricidade a Louisiana", afirmou o presidente.

Há milhares de pessoas sem luz também nos Estados de Mississippi e Arkansas.

Furacão Ike chega à categoria 4; Hanna cresce rumo aos EUA.

Imagem de satélite divulgada pela agência meteorológica dos EUA mostra o furacão Ike no Atlântico Norte; o furacão atingiu hoje categoria 4, em uma escala de 1 a 5. O governo americano prevê a formação de 14 a 18 durante a atual temporada de furacões.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir