Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-09-2008

Furiosos com demora, passageiros incendeiam trem
Bombeiros argentinos extinguem fogo de um trem na esta��o de Merlo, na zona oeste de Buenos Aires
Furiosos com demora, passageiros incendeiam trem
Foto: Enrique Marcarian/Reuters

BUENOS AIRES (Reuters) - Centenas de passageiros enfurecidos com a demora em um servi�o de trens urbanos em Buenos Aires incendiaram os vag�es de uma composi��o nesta quinta-feira. Em outras esta��es, as ferrovias foram bloqueadas, o que atrasou a normaliza��o das viagens.

A empresa privada que opera o servi�o � alvo frequente das reclama��es dos usu�rios devido �s m�s condi��es em que se viaja. Embora tenha admitido a demora e compreendido a irrita��o dos passageiros, a companhia se op�s veementemente ao ato.

"Entendemos a irrita��o que as pessoas podem ter porque o servi�o foi interrompido ou est� demorado, mas de maneira nenhuma podem atentar assim contra um servi�o p�blico", disse Gustavo Gago, porta-voz da empresa TBA, � televis�o local.

A televis�o argentina mostrou imagens das imensas labaredas que sa�am de v�rios vag�es na esta��o Merlo, da linha Sarmiento, na zona oeste de Buenos Aires, enquanto uma multid�o enfurecida ocupava as ferrovias e os trens em Castelar.

Usu�rios entrevistados pelos canais de TV argentinos disseram que queriam bloquear o servi�o porque j� haviam perdido o dia de trabalho.

"Queremos ir trabalhar e n�o podemos", disse uma jovem ao canal de not�cias CSN.

Os servi�os ferrovi�rios na Argentina est�o, em sua maioria, nas m�os da iniciativa privada desde a d�cada de 1990, mas s�o alvo constante de reclama��es dos usu�rios, que se queixam das demoras e de viajar "como gado" dos arredores de Buenos Aires at� a cidade.

Em 2005, os passageiros incendiaram vag�es da mesma linha ferrovi�ria, tamb�m por causa da demora no servi�o.

"O servi�o est� saturado. N�o podemos aumentar a frequ�ncia dos trens pelo sistemas de barreiras e a verdade � que estamos em um beco. � dif�cil continuar a prestar o servi�o nas atuais condi��es", anunciou o porta-voz da TBA.

Furiosos com demora, passageiros incendeiam trem na Argentina.

Bombeiros argentinos extinguem fogo de um trem na esta��o de Merlo, na zona oeste de Buenos Aires. Centenas de passageiros enfurecidos com a demora dos carros incendiaram vag�es do ve�culo na hora do rush da manh� desta quinta-feira.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir