Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-09-2008

Texas se prepara para chegada do furacão Ike
Especialista observa imagens de satélite do furacão Ike em centro de meteorologia, em Miami (EUA)
Texas se prepara para chegada do furacão Ike
Foto: Wilfredo Lee/AP

Moradores do Estado americano do Texas começaram a deixar suas casas à medida em que o furacão Ike passa pelo Golfo do México.

Cerca de um milhão de pessoas foi aconselhado a deixar suas casas, e as autoridades disponibilizaram mais de mil ônibus para facilitar a saída. Os meteorologistas avisaram que o Ike - que está atualmente classificado como uma tempestade de categoria dois na escala Saffir-Simpson, que vai até cinco e mede a intensidade desse tipo de fenômeno - pode ganhar força antes de atingir a costa do Texas na sexta-feira.

Segundo o Central Nacional de Furacões dos Estados Unidos, o furacão poderá produzir ventos de até 208 km/h no Texas. O governador do Texas, Rick Perry, disse acreditar que algumas pessoas não aceitarão deixar suas casas, mas afirmou querer ver "ônibus, não sacos com corpos" deixando o Estado.

O presidente americano, George W. Bush, declarou estado de emergência no Texas, permitindo que verbas federais sejam liberadas para ajudar o Estado.

Quase toda a produção de energia no Golfo do México foi suspensa por precaução, mas o Departamento de Energia dos Estados Unidos disse que o Ike não deve atingir as instalações.

O furacão já matou cerca de 70 pessoas no Caribe, onde o Haiti e Cuba foram os mais atingidos.

Os Estados Unidos prometeram US$ 10 milhões em ajuda para o Haiti, onde a ONU estima que 800 mil pessoas estejam em abrigos temporários.

O governo americano também ofereceu US$ 100 mil a Cuba, mas o governo cubano recusou a ajuda, pedindo que, em vez disso, os Estados Unidos vendam os suprimentos a crédito.

Texas se prepara para chegada do furacão Ike.

Especialista observa imagens de satélite do furacão Ike em centro de meteorologia, em Miami (EUA). Moradores do Estado americano do Texas começaram a deixar suas casas à medida em que o furacão Ike passa pelo Golfo do México.



 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir