Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-09-2008

Professores e funcionários da Uerj iniciam greve
Cerca de cem alunos da Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), ocupam a reitoria da instituição no campus Maracanã, zona norte da capital.
Professores e funcionários da Uerj iniciam greve
Foto: Felipe O´ Neill/Agência JB

Juliana Castro
No Rio de Janeiro

Os professores e funcionários da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) iniciam greve na próxima segunda-feira (15), deixando mais de 25 mil alunos sem aula. Os estudantes prometem ainda impedir a realização do vestibular que acontece no próximo domingo.

Os alunos ocupam desde a noite da ultima quarta-feira a reitoria da Uerj. Os alunos, que prometem permanecer no local por tempo indeterminado, colaram cartazes na parede com os dizeres "Uerj ocupada".

"A gente pretende manter a ocupação até que as reivindicações sejam atendidas pelo governo do Estado", disse o estudante do quinto período de história Roberto Santos.

Entre as reivindicações estão a construção de um bandejão, o repasse de 6% da receita tributária líquida do Estado, a criação de creche universitária, além de alojamentos estudantis. "Queremos nossas reivindicações incorporadas às dos professores e funcionários", declarou o estudante do quinto período de Pedagogia Oscar Bessa.

Protesto na próxima terça
Os servidores, professores e estudantes devem fazer um ato no Centro do Rio de Janeiro no próximo dia 16, a fim de fortalecer a causa. Na última quarta-feira os estudantes fizeram duas assembléias para votar contra ou a favor da greve. O voto contra foi maioria e os estudantes decidiram ocupar a reitoria. "Essa universidade, ano após ano, governo após governo, tem sido jogada na lata do lixo", declarou Inalda Alice do Couto, presidente do sindicato dos professores, ao vir dar apoio aos estudantes unidos na reitoria.

A reitoria, por meio do site da universidade, afirma que a data das provas e todo o cronograma do Vestibular 2009 serão mantidos, conforme determinação do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Csepe). Ainda em nota oficial, a instituição divulgou que foi criada pela administração da Uerj uma comissão para receber as exigências dos estudantes.

Problemas
A Uerj tem cerca de 25 mil alunos, além de cinco mil professores e funcionários e vem sofrendo com problemas na sua infra-estrutura. No início de 2006, parte do reboco de uma das rampas do 11º andar desabou. Os alunos estavam de férias e não houve feridos. No mesmo ano, um incêndio atingiu o subsolo da universidade. Em 2007, outro incêndio atingiu os primeiros andares. A última greve enfrentada pelos alunos aconteceu no início de 2006 e durou exatos três meses.

Professores e funcionários da Uerj iniciam greve na próxima segunda.

Cerca de cem alunos da Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), ocupam a reitoria da instituição no campus Maracanã, zona norte da capital. Segundo os estudantes, que passaram a noite no prédio, a ocupação é por tempo inderteminado. Os alunos pedem melhoria na infra-estrutura da instituição


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir