Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-09-2008

Rio: Exército considera "muito tranqüilo" 1º dia de ação
Soldados das Forças Armadas fazem operação na favela Esperança, no Rio de Janeiro
Rio: Exército considera
Foto: Bruno Domingos/Reuters

Juliana Castro
Especial para o UOL
No Rio de Janeiro

"Isso causa curiosidade. Mas é pura política, não precisa disso aqui." Essa foi a impressão da dona-de-casa Iracema Nascimento, sobre a ocupação do Exército na comunidade de Rio das Pedras, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro, onde ela mora.

A região é uma das três onde as tropas iniciaram nesta quinta-feira (11) a Operação Guanabara, que visa garantir o bom andamento do processo eleitoral no estado do Rio. Os homens que estão fazendo a segurança são bastante observados pelas pessoas que circulam nas vielas da comunidade.

A partir desta quinta-feira e até o próximo sábado (13), 500 militares permanecerão em Rio das Pedras. O mesmo efetivo será usado na Gardênia Azul e Cidade de Deus, comunidades localizadas na mesma área da cidade, Jacarepaguá.

Segundo o comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, cerca de dez mil homens estarão disponíveis em toda a Operação Guanabara, número insuficiente para ocupar todas as regiões até o final do processo eleitoral. "O ideal seria que nossas tropas ficassem direto até o dia das eleições, mas nós não temos efetivo para isso", explicou o general.

As tropas que participam da operação nesta quinta são do 27º Batalhão de Infantaria Pára-Quedista e do 8º Grupo de Artilharia Pára-Quedista. O Exército fez o reconhecimento de todas as áreas antes de ocupá-las através de fotos e mapas. Caso seja necessário, há helicópteros e veículos blindados à disposição dos militares.

Nas regiões mais movimentadas existem até cinco homens fazendo a ocupação. Já nas áreas mais tranqüilas, uma dupla faz a segurança do local. Segundo o chefe de comunicação social da Operação Guanabara, coronel André Luís Novaes Miranda, os pontos que necessitavam de presença mais numerosa foram apontados pelo TRE-RJ, Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro.

No interior da favela é possível ver carros da Polícia Militar transitando pelas ruas. A inspeção eleitoral é feita por fiscais do TRE-RJ. Apesar disso, há placas do candidato à reeleição para o cargo de vereador, Josinaldo Francisco da Cruz, o Nadinho de Rio das Pedras, espalhadas pela comunidade. Ele é um dos vereadores investigados pela CPI das Milícias.

Segundo o coronel Novaes, a ocupação foi satisfatória. "Hoje foi muito tranqüilo. Não houve nenhum tipo de resistência, nenhuma apreensão", afirmou. Apesar disso, a recomendação é de que os candidatos que desejarem fazer campanha nas comunidades encerrem seus compromissos até às 18h, por questão de segurança.

Rio: Exército considera "muito tranqüilo" 1º dia de ação nos morros.

Soldados das Forças Armadas fazem operação na favela Esperança, no Rio de Janeiro. Cerca de 3.500 militares do Exército e da Marinha, além de policiais militares, começaram hoje a patrulhar comunidades do Rio para coibir a compra de votos. O 1º dia de ação no morros foi consireado "muito tranqüilo".



 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir