Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-09-2008

Ike deve chegar com força ao litoral do Texas
Pessoas observam as ondas formadas pela influência do furacão Ike na ilha de Okaloosa, na Flórida
Ike deve chegar com força ao litoral do Texas
Foto: AP

MIAMI, 11 Set 2008 (AFP) - O furacão Ike avança nesta quinta-feira pelo Golfo do México e pode chegar fortalecido à costa do Texas na madrugada de sexta-feira para sábado como um ciclone maior altamente destrutivo, informou o Centro de Furacões americano (NHC).

Às 11H00 GMT, o centro de Ike estava localizado a 920 km a leste de Brownsville, Texas, e a cerca de 435 km ao sul-sudeste da nascente do Rio Mississippi, Luisianna, destacou o NHC.

Os ventos máximos de Ike eram de 160 km/h, e sua velocidade de deslocamento para o oeste-noroeste era de 16 km/h. Com esta trajetória, o centro do furacão deve se aproximar da costa noroeste do Golfo do México nas últimas horas de sexta-feira.

Ike é um furacão de categoria 2, na escala Saffir-Simpson com máximo em 5, mas deve se intensificar nas próximas horas, podendo alcançar força de categoria 3 (ventos acima de 178 km/h), o que o transformaria em um furacão maior altamente destrutivo, informou o organismo.

Ike avança para a costa americana depois de ter deixado quase 100 mortos no Haiti e destruído áreas rurais, além de cinco mortos em Cuba.

Ike deve chegar com força ao litoral do Texas.

Pessoas observam as ondas formadas pela influência do furacão Ike na ilha de Okaloosa, na Flórida. As ondas estavam tão altas que cobriram a estrada principal da ilha, que foi fechada para o tráfego.



 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir