Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-09-2008

Sindicatos rejeitam plano de recuperação da Alitalia
Funcionários da companhia aérea Alitalia protestam em frente ao Ministério do Trabalho, em Roma (Itália)
Sindicatos rejeitam plano de recuperação da Alitalia
Foto: Andreas Solaro/AFP

da Efe, em Roma
Os sindicatos que representam os pilotos e assistentes de vôo da companhia aérea italiana Alitalia rejeitaram nesta sexta-feira o novo convênio coletivo incluído no plano de recuperação da empresa, que está sendo discutido nestes dias.

A nova proposta contratual apresentada pela CAI (Companhia Aérea Italiana), que reúne os empresários que querem comprar a parte rentável da Alitalia, é "inaceitável", segundo um comunicado conjunto dos sindicatos Anpac, UP, Avia, Anpav e SDL.

Os sindicatos denunciam que, entre outras coisas, o chamado "Plano Fenix", pensado para ajudar a companhia aérea, prevê renegociar todos os contratos de pilotos e assistentes de vôo da Alitalia e do novo aliado, a também italiana Air One.

Diante disso, os sindicatos que representam os pilotos --Anpac e UP-- abandonaram hoje as negociações e exigiram a abertura de uma mesa para falar separadamente com o governo, que detém participação na companhia.

"Nós nos levantamos da mesa de negociações, embora sem romper o diálogo, porque acreditamos que os problemas dos pilotos não podem ser enfrentados junto aos das outras categorias", afirmou o secretário-geral da UP, Roberto Spinazzola.

Os representantes desses trabalhadores já tinham expressado seu mal-estar devido aos 3.250 cortes previstos no plano de salvamento da Alitalia, grande parte deles de pilotos e assistentes de vôo.

A oposição destes sindicatos é o primeiro obstáculo que surge nas negociações que os representantes dos trabalhadores estão mantendo nestes dias com o governo e a CAI sobre o plano de recuperação da Alitalia.

As negociações continuarão nos próximos dias e os empresários esperam chegar a um acordo antes de quinta-feira.

Sindicatos rejeitam plano de recuperação da Alitalia.

Funcionários da companhia aérea Alitalia protestam em frente ao Ministério do Trabalho, em Roma (Itália). No final de agosto, a companhia declarou estado de insolvência e pediu administração extraordinária para sair da crise financeira em que se encontra. Na última segunda, os sindicatos rejeitam plano de recuperação da empresa.



 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir