Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 16-09-2008

Corpo de 1919 é exumado para ajudar a combater gripe aviária
O corpo do aristocrata britãnico Sir Mark Sykes, que morreu de gripe espanhola em 1919, foi exumado de seu caixão de chumbo em Driffield
Corpo de 1919 é exumado para ajudar a combater gripe aviária
Foto: Reuters

O corpo de um aristocrata inglês morto há 90 anos, vítima da epidemia da gripe espanhola, foi exumado em uma tentativa de ajudar os cientistas a analisar o vírus e tentar encontrar formas de combater uma eventual epidemia da variante humana da gripe aviária.

O diplomata Sir Mark Sykes morreu em 1919 em Paris e foi enterrado em um caixão de chumbo. Os cientistas do Hospital Queen Mary, em Londres, esperam que o material do caixão tenha ajudado a preservar o vírus no tecido. Eles acreditam que o DNA do vírus da gripe espanhola pode ter uma estrutura genética similar à da gripe aviária.

A análise do vírus, combinada com outras descobertas feitas por cientistas americanos no ano passado, pode ajudar a prevenir epidemias de gripe através do desenvolvimento de novos remédios.

A exumação foi autorizada por autoridades religiosas da região de York, ao norte da Inglaterra, e pelos netos de Sykes.

O corpo do aristocrata - que foi proprietário da histórica mansão de Sledmere House - será examinado em um laboratório com sistema de ar controlado para evitar o risco de contaminação.

Trajetória
Pesquisadores do programa Inside Out, da BBC, localizaram registros do funeral de Sykes na Igreja St Mary, da vila de Sledmere, e outros documentos de arquivo para ajudar a equipe médica que irá examinar o corpo.

Mark Sykes morreu no final da epidemia da gripe espanhola, que matou cerca de 50 milhões de pessoas quando se disseminou, no fim da Primeira Grande Guerra.

O aristocrata, que também era um político de renome, cotado para se tornar primeiro-ministro, trabalhava para o governo britânico no Oriente Médio, onde ajudou a estabelecer algumas fronteiras nacionais que ainda existem na região.

Da Síria, ele voltou à Inglaterra de navio via Londres, onde se acredita que ele tenha contraído o vírus. Ele morreu no dia 16 de fevereiro no Hotel Lotti, em meio às negociações de paz em Paris.

Corpo de 1919 é exumado para ajudar a combater gripe aviária.

O corpo do aristocrata britãnico Sir Mark Sykes, que morreu de gripe espanhola em 1919, foi exumado de seu caixão de chumbo em Driffield, no norte da Inglaterra, numa tentativa de recuperar o DNA do vírus da doença. Cientistas acreditam que o causador da gripe espanhola possa apresentar uma estrutura genética similar à gripe aviária moderna.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir