Categoria Economia  Noticia Atualizada em 17-09-2008

Veja as 10 empresas dos sonhos dos jovens talentos
Petrobras, Google, Unilever, Vale. Em qual delas você se sentiria feliz ao trabalhar e motivado a continuar no emprego?
Veja as 10 empresas dos sonhos dos jovens talentos
Foto: www.fne.org.br

Petrobras, Google, Unilever, Vale. Em qual delas você se sentiria feliz ao trabalhar e motivado a continuar no emprego? A pesquisa "Empresa dos sonhos dos jovens", realizada pela Cia. de Talentos, do Grupo DMRH, revelou que a Petrobras é a preferida entre o público jovem, seguida pelo Google.

Os trunfos das empresas líderes são bons salários e benefícios, apontam os entrevistados. Em seguida, garantias de crescimento profissional. O fato de a remuneração encabeçar a lista de prioridades se explica pelo excesso de oferta, explica Sofia Esteves, presidente do DMRH. "O mercado de trabalho para os jovens talentos está aquecido e, diante de tantas boas oportunidades, o salário se tornou o critério de escolha principal".

Fórum do leitor: O que você busca em uma empresa?

A permanência do jovem na empresa parte da mesma lógica. Dos entrevistados, 86% disseram que tomariam a decisão de continuar na corporação por conta de salário e benefícios adequados ao cargo, e 84% disseram que não mudariam de emprego se tivessem possibilidade de crescimento.

Esse quadro de salários e benefícios fez com que 80% dos jovens escolhessem a Petrobras como a empresa dos sonhos. Esses mesmos motivos levariam os funcionários a serem fiéis à empresa.

Em relação ao Google, o cenário muda um pouco: 67% disseram que se sentiriam motivados a trabalhar na empresa por conta da qualidade de vida que acreditam que ela oferece. Quando o negócio é ser fiel à empresa, o salário fala mais alto para 87% dos jovens. A Unilever, 3ª colocada, foi citada por conta da possibilidade de crescimento (74%).

Aposta no crescimento profissional

Arregaçar as mangas e fazer estágio são as receitas do engenheiro Victor Henrique Mendes Pereira, de 24 anos, que começou, na segunda-feira, a trabalhar na Vale. O jovem fez faculdade de Engenharia Elétrica e, na prática, tornou-se engenheiro de locomotivas. Ele está na empresa que elegeu, fazendo o que mais gosta. "Só vai ser bem-sucedido quem trabalhar naquilo que ama. Eu gosto de sujar a mão de graxa (risos)", diverte-se. O rapaz afirma que decidiu pela empresa porque ele sente que ela aposta no crescimento profissional dos funcionários.

Preparação começou na faculdade

Há apenas cinco meses na Petrobras, o administrador Márcio Rodrigues Batista, de 30 anos, afirma que o grande atrativo da empresa foi o investimento feito na qualidade de vida dos funcionários e familiares, além da possibilidade de crescimento profissional. "Eu já trabalhava em uma grande empresa da Grande Vitória mas, com o crescimento do mercado de energia, vi na Petrobras uma grande oportunidade". Segundo Márcio, a preparação para o concurso e principalmente para o mercado foi fundamental e começou na faculdade.

Pesquisa ouviu 27 mil estudantes

A pesquisa "Empresa dos sonhos dos jovens" foi realizada entre maio e junho, por meio de um questionário via internet, com 27.661 respostas válidas. Todos os entrevistados eram estudantes universitários ou já graduados há um ano. Entre os participantes, 83% responderam que falam outro idioma. A Região Sul apresentou o maior número de conhecimento em outras línguas (90%). 81% dos jovens concordam que vale a pena se esforçar para alcançar cargos altos, 60% deles dizem que o ingresso em um programa de trainee é uma boa alternativa para ter uma carreira de sucesso.

Elas são as melhores

Veja as dez empresas que fazem a cabeça dos jovens, segundo a Cia de Talentos do grupo DMRH

1º Petrobras

Para 79% daqueles que gostariam de trabalhar lá, segundo a pesquisa, salários e benefícios são o maior atrativo. Um projeto desafiador seria o principal motivo de retenção na empresa por pelo menos cinco anos, de acordo com 60% dos entrevistados. Na empresa, há escolas de ciências e tecnologia, cursos técnicos e de gestão e negócios.

site: www.petrobras.com.br

2º Google

82% de quem sonha em trabalhar no Google elegeu qualidade de vida como o principal motivo, e 61% acreditam que não há excesso de pressão no ambiente. O que a empresa oferece: reunião semanal, da qual até o presidente participa, permite que todos discutam estratégias. Pelo menos duas vezes ao ano, todos vão para fora do país estudar.

site: www.google.com.br/

3º Unilever

87% dos entrevistados que elegeram a Unilever atribuíram ao crescimento profissional sua admiração pela companhia. O que a empresa oferece: o programa de trainee é um dos mais bem conceituados no país. Durante dois anos os profissionais passam por diversas áreas, sob a supervisão dos líderes e, ao final, já assumem um cargo de gestão.

site: www.unilever.com.br

4º Vale

O porte da empresa e o setor de atuação chamam a atenção. Salários e benefícios atraem 86% dos que escolheram a empresa e crescimento profissional vem logo atrás, com 85%. Há bolsas para especializações. Em 2008 a empresa ofereceu 118 horas de treinamento para cada funcionário. Mais de 90% dos gestores são prata da casa.

site: www.vale.com

5º Natura

Salários e benefícios também são atrativos para 90% de quem escolheu a empresa. A imagem no mercado a torna desejável. O que a empresa oferece: o programa de trainee também é bastante estruturado e proporciona desafios aos jovens. Eles passam por todas as áreas e desenvolvem projetos de melhoria, apresentados ao diretor.

site: www.natura.com.br

6º Nestlé

O crescimento profissional atrai 85% dos jovens. Assim como nas outras empresas do ranking, o porte inspira credibilidade. Há um programa para jovens. Eles aprendem cultura corporativa, atuam nas áreas e rodam pelas unidades da empresa no país. Ao final, fazem projetos e os apresentam ao alto escalão. 75% vão para cargos de gestão.

site: www.nestle.com.br

7º Microsoft

Os jovens associam a história de sucesso da empresa à das próprias carreiras. Para 83% de quem gostaria de fazer parte do time, salários e benefícios são um diferencial, seguido por crescimento profissional (80%). Em um programa, jovens passam um período fora do país, aprendem sobre a área de atuação e disciplinas comportamentais.

site: www.microsoft.com.br

8º IBM

A história da IBM é associada a sucesso, diz a pesquisa. Para 72% dos que a escolheram, apoio a cursos de idioma e pós-graduação são os maiores atrativos. Além de bolsas para educação, o desenvolvimento da carreira pode ser acelerado com o acompanhamento de um mentor, que pode ser de outras unidades da empresa no mundo.

site: www.ibm.com.br

9º Globo

Há forte investimento em educação continuada. Para 67% dos jovens que a escolheram, a boa infra-estrutura da empresa de comunicação é o principal motivo . O forte da Globo está na sua Universidade Virtual, a UniGlobo. Os funcionários podem usufruir de treinamentos técnicos em engenharia, jornalismo, marketing e vendas.

site: www.redeglobo.com.br

10º Itaú

Crescimento é a principal razão para 91% de quem elegeu a empresa. Subsídio a cursos de idiomas e pós-graduação também é um bom atrativo, com 66% dos votos. Anualmente seis profissionais ganham bolsa para fazer mestrado e MBA em escolas internacionais. De janeiro a junho, R$ 47 milhões foram para treinamento.

site: www.itau.com.br

A empresa ideal
Descubra o que os jovens procuram no mercado de trabalho

Salário e benefícios adequados: 86%
Crescimento: 84%
Qualidade de vida: 76%
Apoio a cursos de idiomas/pós-graduação e treinamentos: 66%
Boa infra-estrutura: 65%
Projetos desafiadores: 60%
Empresas que escutam os profissionais: 51%
Boa imagem no mercado de trabalho: 49%
Ambiente de trabalho sem excesso de pressão: 49%
Comunicação clara entre as áreas da empresa: 41%
Apoio à responsabilidade social: 37%
Carreira internacional: 33%
Horário flexível: 31%
Rotatividade pelas diferentes áreas da empresa: 21%

Bem-vindo ao Google

Entrada. "Onde mais um novato pode, descarada e confiantemente, atropelar um funcionário corporativo graduado em um jogo de hóquei de patins?". Essa é parte da apresentação do Google aos candidatos a uma vaga de emprego no grupo.

Imagem. À frente de empresas como Vale, Natura e Nestlé no desejo de admissão dos jovens, o Google, que completa em 2008 dez anos de idade, aparece pela 2ª vez no ranking e desta vez em 2º lugar - em 2007 a empresa ocupava a 7ª posição. O motivo da escolha, para 67% dos candidatos, seria a qualidade de vida.

Uma pequena ajuda. Com milhões de visitantes todos os meses, o Google se tornou parte essencial da vida cotidiana, conectando pessoas com as informações de que precisam.

A vida é bela. Ser parte de algo que é importante e trabalhar em produtos nos quais você pode acreditar é algo gratificante, diz o site da empresa.

Reconhecimento. Assim, o Google diz ter criado um espaço de trabalho divertido e inspirador do qual o candidato a emprego vai adorar fazer parte, incluindo massagem, yoga, dentistas e médicos no escritório: oportunidades de desenvolvimento profissional; creches no local de trabalho; trilhas de corrida na praia e muitos lanches para atravessar o dia.

Diversão. É possível escrever códigos e se divertir ao mesmo tempo, diz o site de seleção.
Medicina. O Google oferece vários benefícios incluindo opção de programas médicos, plano 401 (k), opções de ações, licença-maternidade e paternidade.



Fonte: Google
 
Por:  CDL Marataízes e Itapemirim    |      Imprimir