Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 17-09-2008

Sobe para 11 o número de mortos por causa de tufão em Taiwan
Hotel desaba em meio a enchente causada por tufão em Lushan, Taiwan
Sobe para 11 o número de mortos por causa de tufão em Taiwan
Foto: Lushan Garden/Reuters

Colaboração para a Folha Online

O número de pessoas mortas pelo tufão Sinlaku em Taiwan chegou a 11 nesta terça-feira, informaram autoridades locais. Entre as vítimas estão sete pessoas que morreram ao serem esmagadas dentro de seus carros em um túnel destruído por um desmoronamento de terra, no centro da ilha. Outras 11 pessoas ainda estão desaparecidas.

Equipes de emergência ainda buscam cinco pessoas que sumiram depois que parte de uma ponte de 600 metros de altura desabou devido às fortes chuvas de domingo (14) no Condado de Taichung, centro de Taiwan. Outras três pontes na ilha foram interditadas depois que as autoridades notaram rachaduras provocadas pelas tempestades.

O governo prometeu fortificar todas elas.

O Sinlaku já causou prejuízo de US$ 15,6 milhões à agricultura do país, conforme o órgão responsável. No domingo, as enchentes em Taiwan chegaram a 1,6 metro e centenas de pessoas foram retiradas do entorno dos rios que transbordaram.

Na tarde desta terça-feira, o tufão perdeu força e já é classificado como uma tempestade tropical. No momento, está na cidade de Keeling, extremo norte da ilha, informou a Agência Central Climática de Taiwan. Com trajeto em direção ao nordeste, a tempestade deve chegar ao Japão na sexta-feira (19).

Na segunda-feira (15), o tufão atingiu as províncias de Zhejiang e Fujian, no leste da China e obrigou 460 mil pessoas a deixarem suas casas, de acordo com a agência oficial Xinhua.

Com Reuters e Associated Press

Sobe para 11 o número de mortos por causa de tufão em Taiwan.

Hotel desaba em meio a enchente causada por tufão em Lushan, Taiwan. A depressão tropical derrubou parcialmente duas pontes, precipitou até 1.400 mm de chuva em algumas regiões do país e matou pelo menos 11 pessoas.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir