Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-09-2008

Temporal deixa estragos e 2 mil desabrigados em MG
Moradores de Caranda�, em Minas Gerais, contabilizam estragos ap�s a chuva de granizo que caiu ontem na cidade
Temporal deixa estragos e 2 mil desabrigados em MG
Foto: Marcelo Santanna/Estado de Minas/AE

Belo Horizonte - Uma chuva intensa, acompanhada de ventos fortes e granizo, deixou no final da tarde de ontem um rastro de estragos e pelo menos duas mil pessoas desalojadas e desabrigadas na cidade de Caranda�, a 137 quil�metros de Belo Horizonte, na regi�o central de Minas Gerais. As chuvas causaram problemas tamb�m na capital e em oito munic�pios mineiros, conforme levantamento divulgado hoje pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). N�o h� registro de v�tima fatal.

Em Caranda�, a chuva de granizo destelhou centenas de resid�ncias e estabelecimentos comerciais. Dezenas de pessoas sofreram ferimentos leves e foram atendidas no hospital da cidade. A prefeitura ainda contabiliza os estragos, o n�mero de desabrigados - pessoas que perderam tudo e precisam dos abrigos p�blicos -, desalojados - os que podem contar com ajuda de vizinhos e familiares - e feridos.

O Corpo de Bombeiros da cidade vizinha de Barbacena calculou que cerca de 15 mil dos 22,2 mil habitantes de Caranda� foram afetados pelo temporal. Ao menos um ter�o dos moradores amanheceram sem luz devido ao rompimento de cabos e fios da Companhia Energ�tica do Estado (Cemig). "Foi uma chuva de uns 20 minutos, com pedra de granizo do tamanho de um abacate. Por onde passou, n�o teve piedade de ningu�m", disse o assessor da prefeitura, C�lio Rodrigues.

"Teremos de reconstruir a cidade", afirmou o secret�rio de Obras, Domingos S�vio. A Cedec enviou para o munic�pio um caminh�o com material de auxilio humanit�rio e t�cnicos para apoio suplementar. Os desabrigados foram levados para igrejas, escolas e para a prefeitura da cidade.

Outras cidades

Chuvas acompanhadas de ventos fortes e granizo tamb�m foram registradas ontem e no domingo em cinco munic�pios da Zona da Mata mineira - Visconde do Rio Branco, Ponte Nova, Araponga, Fervedouro e Santos Dumont - e em dois da regi�o central - Itabira e Jo�o Monlevade.

O forte temporal de cerca de 30 minutos tamb�m provocou estragos em Belo Horizonte e na regi�o metropolitana. O Centro de Climatologia MG Tempo registrou ventos que chegaram a 50 quil�metros por hora. Conforme avalia��o do �rg�o, os estragos provocados em Contagem e em Betim caracterizam ventos de 70 quil�metros por hora. Pelo menos 25 mil pessoas amanheceram sem energia el�trica na capital do Estado.

Temporal deixa estragos e 2 mil desabrigados em MG.

Moradores de Caranda�, em Minas Gerais, contabilizam estragos ap�s a chuva de granizo que caiu ontem na cidade. Cerca de 500 casas foram destelhadas e 2.000 pessoas seguem desabrigadas.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir