Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-09-2008

Policiais civis afirmam que greve atinge 70% das delegacias
Policiais da 48� DP, na Cidade Dutra, zona sul de S�o Paulo, aderiram � paralisa��o da Pol�cia Civil. Segundo a pol�cia, 70% das delegacias est�o em greve.
Policiais civis afirmam que greve atinge 70% das delegacias
Foto: Moacyr Lopes Junior/Folha Imagem

Colabora��o para a Folha Online

O comando da greve dos policiais civis de S�o Paulo informou na tarde desta ter�a-feira que agentes de 73 delegacias da cidade aderiram � greve deflagrada pela manh�. O n�mero corresponde a aproximadamente 70% dos DPs da capital. A SSP (Secretaria da Seguran�a P�blica), por�m, informou que nenhum atendimento ou servi�o deixou de ser prestado.

Para chegar ao n�mero, os grevistas contaram com o aux�lio do sistema de controles de boletins de ocorr�ncia da Pol�cia Civil, segundo o comando da greve. Por meio dele, descobriram que, das poucas ocorr�ncias registradas, apenas casos graves foram atendidos --como previa a cartilha da greve.

Dezenove representa��es das categorias da Pol�cia Civil do Estado deflagraram a greve �s 8h30 de hoje para reivindicar quest�es salariais e trabalhistas.

Segundo a Adpesp (Associa��o dos Delegados de Pol�cia do Estado), a paralisa��o abrange delegacias em todo o Estado. A associa��o, por�m, n�o soube precisar a ades�o fora da cidade de S�o Paulo.

Inicialmente, os grevistas afirmaram que delegados, escriv�es de pol�cia e investigadores cruzaram os bra�os em ao menos em nove DPs da Grande S�o Paulo e em outros 34 no interior.

Movimento e reivindica��es

Esta � a segunda vez em pouco mais de um m�s que a categoria promove uma paralisa��o. No dia 13 de agosto, os policiais civis iniciaram uma greve que foi suspensa na tarde do mesmo dia, quando uma audi�ncia de concilia��o entre sindicatos e governo foi realizada no TRT-SP (Tribunal Regional do Trabalho) da 2� Regi�o.

Desde ent�o, eles est�o em estado de greve (ou seja, podem paralisar a qualquer momento). Os policiais civis reivindicam aumento de 15% neste ano, 12% em 2009 e 12% em 2010, mais a incorpora��o dos adicionais no sal�rio. Eles tamb�m querem melhores condi��es de trabalho --como a fixa��o de 40 horas semanais e crit�rios claros para promo��o. O governo Estadual oferece um adicional de R$ 500 milh�es � folha de pagamento, considerado insuficiente pelos grevistas.

Cartilha

Para orientar como o agente deve se portar durante a paralisa��o, foi formulada uma cartilha com recomenda��es ao policial civil a respeito da greve.

A primeira parte � composta de perguntas e respostas, tais como se o agente pode ou n�o ser punido durante o ato e se a chefia pode impedir a ades�o dos subordinados.

A segunda parte � composta por procedimentos que podem ou n�o ser realizados durante o ato. O que pode, por exemplo, � o registro de pris�es em flagrante, capturas de procurados, homic�dios e remo��o de cad�veres em resid�ncias ou nas vias p�blicas. Trabalhos de investiga��o para elucida��o dos crimes, por exemplo, deve ser suspenso durante a paralisa��o.

Policiais civis afirmam que greve atinge 70% das delegacias de SP.

Policiais da 48� DP, na Cidade Dutra, zona sul de S�o Paulo, aderiram � paralisa��o da Pol�cia Civil. Segundo a pol�cia, 70% das delegacias est�o em greve.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir