Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-09-2008

Grupo de bolivianos cruza a fronteira e se refugia em cidade
Trabalhadores rurais brasileiros que moram na Bol�via se acomodam em casa em Brasil�ia
Grupo de bolivianos cruza a fronteira e se refugia em cidade
Foto: Mauricio Lima/AFP

da Folha Online
da Efe, em La Paz

Ao menos cem bolivianos fugiram das regi�es conflituosas na Bol�via para se refugiarem na cidade de Brasil�ia (sul do Acre) onde pediram �s autoridades locais para serem alojadas em abrigos. O grupo fugiu do Departamento de Pando (norte), onde violentos conflitos entre oposi��o e governistas deixaram 15 mortos e 106 desaparecidos.

Os bolivianos cruzaram a fronteira de Cobija, onde nesta ter�a-feira foi detido o governador de Pando, Leopoldo Fern�ndez, acusado por incentivar as manifesta��es, ocorridas na �ltima quinta-feira (11). Na ocasi�o, um grupo anti-Morales enfrentou cerca de 340 camponeses pr�-governo na localidade de El Porvenir.

Emissoras de La Paz mostraram imagens de v�rios bolivianos pedindo �s autoridades de Brasil�ia um lugar onde pudessem passar a noite, j� que n�o queriam permanecer na Bol�via por medo de serem detidas pelos militares que ocupam Cobija. Na regi�o foi decretado estado de s�tio desde que ocorreram os conflitos.

Segundo o canal Unitel, um dos bolivianos que est� em Brasil�ia � a presidente do Comit� C�vico de Pando, a opositora Ana Melena.

O defensor p�blico boliviano, Waldo Albarrac�n, visitou o grupo e pediu �s autoridades de seu pa�s garantias para que o grupo possa voltar para casa em seguran�a.

Um dos bolivianos disse � Unitel que estava sendo feita uma lista de todos que ganhariam abrigo em asilos e no Corpo de Bombeiros de Brasil�ia e da vizinha Epitaciol�ndia, ambas na fronteira com Cobija.

Acordo

Ontem, os governadores opositores Rub�n Costas (Santa Cruz) e Mario Coss�o (Tarija) assinaram um pr�-acordo que prev� o di�logo com o presidente Evo Morales pela paz no pa�s. Costas, um dos mais duros opositores a Morales e l�der do processo autonomista ao qual aderiram outros quatro Departamentos (Estados), defendeu o di�logo como "o �nico caminho" para a Bol�via e acusou o governo de buscar "pretextos para causar mais luto entre os bolivianos".

O governador de Santa Cruz chegou a expressar sua solidariedade ao colega de Pando, detido nesta ter�a pelo Ex�rcito na cidade de Cobija. Segundo Costas, Fern�ndez foi v�tima da "repress�o do governo", detido "sem o devido processo" e confinado "em uma guarni��o militar".

Segundo o documento assinado por Costas e Coss�o, o di�logo com o governo come�ar� na quinta-feira, na cidade de Cochabamba (centro), na presen�a de mediadores da Uni�o Europ�ia (UE), da ONU, a Igreja Cat�lica, da Uni�o de Na��es Sul-americanas e OEA (Organiza��o dos Estados Americanos).

As manifesta��es na Bol�via, que acontecem h� mais de tr�s semanas, est�o concentradas na regi�o do Chaco boliviano, no sudeste do pa�s, onde as maiores reservas de g�s do pa�s fazem fronteira com Brasil, Argentina e Paraguai.

No centro do debate est�o a nova Constitui��o, proposta pelo presidente boliviano; e um programa de pens�o aos idosos do pa�s, que conta com verbas obtidas da renda do g�s.

Grupo de bolivianos cruza a fronteira e se refugia em cidade brasileira.

Trabalhadores rurais brasileiros que moram na Bol�via se acomodam em casa em Brasil�ia, cidade brasileira que faz fronteira com a Bol�via, ap�s dist�rbios em Cobija, em Pando. Grupo de bolivianos tamb�m cruzou a fronteira em busca de ref�gio.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir