Categoria Politica  Noticia Atualizada em 17-09-2008

Parlamento elege Somchai Wongsawat primeiro-ministro
Somchai Wongsawat faz gesto de agradecimento ap�s ser eleito novo primeiro-ministro da Tail�ndia pelo parlamento
Parlamento elege Somchai Wongsawat primeiro-ministro
Foto: Rungroj Yongrit/EFE

Bangcoc, 17 set (EFE).- O Parlamento da Tail�ndia elegeu hoje Somchai Wongsawat como novo primeiro-ministro, com o apoio dos partidos da coaliz�o governamental, e apesar da rejei��o da oposi��o por sua rela��o com o ex-l�der deposto Thaksin Shinawatra.

A escolha de Wongsawat, cunhado de Shinawatra e vice-presidente do Partido do Poder do Povo (PPP), � resultado do acordo entre as seis legendas da coaliz�o ap�s uma disputa interna pelo controle das pastas do Gabinete.

Wongsawat assegurou na ter�a-feira sua escolha por parte do PPP e dos outros cinco partidos da coaliz�o, que em conjunto t�m 306 cadeiras das 480 que integram o Parlamento.

O novo premier recebeu o apoio de 298 deputados, enquanto 163 da oposi��o votaram contra, e outros cinco membros do Legislativo se abstiveram, entre eles seu presidente.

Ap�s a vota��o, o novo primeiro-ministro da Tail�ndia conversou com o l�der da oposi��o, Abhisit Vejajiva, segundo a imprensa local.

O apoio ao cunhado de Shinawatra ganhou for�a na ter�a-feira, depois que um grupo de 73 deputados do PPP vinculados ao pol�tico Newin Chibchob, um dos 112 que foram inabilitados no ano passado por fraude eleitoral, condicionasse seu voto a favor ao comando de v�rias pastas ministeriais.

Wongsawat, de 61 anos, � casado com a irm� mais nova do ex-primeiro-ministro Shinawatra, deposto h� dois anos mediante um golpe de Estado perpetrado pelos militares, e ap�s governar a Tail�ndia desde 2001.

O cunhado de Shinawatra assumiu como primeiro-ministro interino quando o Tribunal Constitucional destituiu, no dia 9 de setembro, Samak Sundaravej do cargo por apresentar um programa culin�rio na TV local sendo chefe do Executivo.

Apesar de seus la�os familiares com o pol�mico Shinawatra, o rec�m eleito primeiro-ministro � um dos pol�ticos mais valorizados do governante PPP, e � inclusive bem-visto em setores da oposi��o, por sua boa reputa��o como juiz e por sua tend�ncia a dialogar.

A fam�lia de Wongsawat controla um conglomerado empresarial que tem interesses nos setores das telecomunica��es e da constru��o, e que cresceu notavelmente durante o mandato de Shinawatra (2001-2006).

Os l�deres da Alian�a Popular para a Democracia, cujos seguidores ocupam o pal�cio do Governo tailand�s desde 26 de agosto, asseguraram que os protestos continuar�o enquanto houver no Gabinete membros do PPP, o principal partido da coaliz�o governamental.

"N�o posso abrir m�o dos meus la�os familiares, mas o importante � quem eu sou", disse Wongsawat � imprensa local.

Parlamento elege Somchai Wongsawat primeiro-ministro da Tail�ndia.

Somchai Wongsawat faz gesto de agradecimento ap�s ser eleito novo primeiro-ministro da Tail�ndia pelo parlamento, apesar de seu nome ter sido contestado pela oposi��o por sua rela��o com o ex-l�der deposto Thaksin Shinawatra.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir