Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-09-2008

Contaminações na China agora atingem iogurte e sorvete
A contaminação, que antes era só no leite em pó, já matou quatro crianças e provocou sintomas em mais de 6.000. Na foto, chineses fazem fila para devolver os produtos.
Contaminações na China agora atingem iogurte e sorvete
Foto: AP

HONG KONG (Reuters) - Hong Kong determinou na quinta-feira o recolhimento de produtos de uma empresa chinesa por causa da presença da substância melamina em 8 de 30 produtos analisados, como leite, sorvete e iogurte.

A avaliação da agência de segurança alimentar do território é a primeira verificação independente de que a contaminação de melamina, até então restrita ao leite em pó, ocorre em diversos tipos de laticínios.

O Grupo Industrial Yili é uma das 22 empresas chinesas envolvidas na contaminação do leite em pó, que já matou quatro crianças e provocou sintomas em mais de 6.000. A empresa foi uma das patrocinadoras da recente Olimpíada de Pequim.

"Estamos recolhendo os produtos da Yili, e o importador também está recolhendo todos os produtos da Yili, da marca Yili", disse Constance Chan, superintendente do Centro para a Segurança Alimentar de Hong Kong.

Segundo ela, entre os oito produtos rejeitados há leites, bebidas lácteas, iogurtes, sorvetes de massa e picolés.

O anúncio de Hong Kong (um território chinês com autonomia administrativa) deve constranger a China, que até agora só identificou a contaminação por melamina no leite em pó.

As autoridades de Hong Kong decidiram testar sistematicamente todos os demais laticínios produzidos na China continental, mesmo de outras marcas.

Sem entrar em detalhes, Chan disse que os produtos contaminados da Yili vieram de duas linhas de produção diferentes. Ela acrescentou que os resultados serão informados às autoridades chinesas.

(Reportagem de James Pomfret)

Contaminações na China agora atingem iogurte e sorvete.

Hong Kong determina o recolhimento de produtos de uma empresa chinesa após confirmação da presença da substância melamina em 8 de 30 produtos analisados, como leite, sorvete e iogurte. A contaminação, que antes era só no leite em pó, já matou quatro crianças e provocou sintomas em mais de 6.000. Na foto, chineses fazem fila para devolver os produtos.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir