Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 21-09-2008

Nadal arrasa Roddick e garante a Espanha na final da Copa Davis
Rafael Nadal � carregado pelo companheiro de equipe Feliciano L�pez ap�s vencer o norte-americano Andy Roddick e levar a Espanha � final da Copa Davis de t�nis.
Nadal arrasa Roddick e garante a Espanha na final da Copa Davis
Foto: Reuters

Do UOL Esporte
Em S�o Paulo

O espanhol Rafael Nadal chegou a ser d�vida para entrar em quadra neste domingo, alegando cansa�o. No entanto, o n�mero 1 do mundo enfrentou Andy Roddick e arrasou o rival em tr�s sets. Com a vit�ria com direito a "pneu" por 3 sets a 0 (6-4, 6-0 e 6-4), marcou o terceiro ponto da Espanha na semifinal do Grupo Mundial da Copa Davis, garantindo a vaga na decis�o, contra Argentina ou R�ssia.

Em Madri, no local de touradas Las Ventas, sede dos jogos, a chuva atrapalhou o in�cio do terceiro dia de disputa, atrasando-a em 1h40, mas n�o prejudicou a prepara��o de Nadal. O espanhol, campe�o ol�mpico, desde o in�cio mostrou o favoritismo, mesmo enfrentando um rival que � oitavo do mundo e atual campe�o do torneio entre pa�ses.

"Temos que ser conscientes das dificuldades que t�nhamos nessa eliminat�ria e tudo saiu bem no final. O p�blico foi muito bem, j� que nos animou, mas com muito bom comportamento, destacou Rafael Nadal, que reconheceu que a chuva que caiu em Madri antes da partida o beneficiou.

Vindo de vit�ria contra Sam Querrey, no primeiro dia, o primeiro set j� mostrou o dom�nio de Nadal, que teve toda a torcida a seu favor na capital espanhola. Com uma quebra de saque e mais bolas vencedoras - 21 contra 17 -, n�o teve dificuldades para abrir vantagem de 1 a 0.

Se a primeira parcial n�o apresentou dificuldades, na segunda o espanhol atropelou seu rival, com o tradicionalmente chamado "pneu". Com apenas cinco erros n�o-for�ados e 17 winners contra apenas dois do norte-americano, fechou em 6 a 0 e partiu para o terceiro set com ampla vantagem para colocar a Espanha na decis�o da Copa Davis. O servi�o foi o trunfo na parcial final, com aproveitamento de 89% no primeiro saque e a vit�ria.

"N�o poderia ter uma situa��o mais complicada. Jogar sobre o saibro, contra Nadal e em sua casa", explicou Roddick, ap�s o resultado negativo. "Quando se perde dois sets contra Rafa, � dif�cil achar possibilidades de se recuperar. Eu mentiria se dissesse que, com 6-4 e 6-0, achava que poderia virar a partida."

A vit�ria espanhola marcou a revanche em rela��o a 2007, j� que a equipe foi eliminada justamente pelos norte-americanos nas quartas-de-final da competi��o, jogando fora de casa. Na outra semifinal, Argentina e a vice-campe� R�ssia lutam pela �ltima vaga.

Quinto duelo
Na �ltima partida do confronto, David Ferrer foi poupado, entrando em seu lugar Feliciano Lopez. O espanhol teve pela frente Sam Querrey e precisou de dois tie-breaks para encerrar a partida com vit�ria, em 2 sets a 0, com 7-6(7-3) e 7-6(7-4). A partida foi equilibrada do in�cio ao fim, sem que nenhum dos tenistas conseguisse quebrar o saque do advers�rio em 1h43 de jogo.

*Atualizada �s 14h20, com ag�ncias internacionais

Nadal arrasa Roddick e garante a Espanha na final da Copa Davis.

Rafael Nadal � carregado pelo companheiro de equipe Feliciano L�pez ap�s vencer o norte-americano Andy Roddick e levar a Espanha � final da Copa Davis de t�nis.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir