Categoria Politica  Noticia Atualizada em 21-09-2008

Presidente da África do Sul renuncia ao cargo
Sul-africanos assistem a pronunciamento do presidente Thabo Mbeki pela televisão, em Pretória
Presidente da África do Sul renuncia ao cargo
Foto: Nic Bothma/EFE

da Folha Online

Atualizado às 15h02

O presidente sul-africano, Thabo Mbeki, afirmou neste domingo à noite que apresentou sua carta de renúncia à Presidência do Parlamento, em uma mensagem transmitida pela TV. Segundo ele, a renúncia terá efeito assim que o novo presidente for escolhido.

O partido no poder na África do Sul, o CNA (Congresso Nacional Africano), por sua vez, informou que anunciará nesta segunda-feira (22) seu candidato para suceder Mbeki. "O que queremos fazer amanhã é anunciar o novo presidente e ele ou ela anunciará então a composição do novo governo", disse o tesoureiro do CNA, Mathews Phosa, ao canal público de TV SABC.

Será um "candidato" e serão os deputados que elegerão formalmente o presidente interino, que dirigirá o país até as eleções gerais, disse Phosa.

Mbeki está em seu segundo mandato, que deveria expirar no segundo trimestre de 2009. Segundo a agência de notícias Associated Press, a porta-voz da Assembléia Nacional e presidente do CNA, Baleka Mbete, deve ser a indicada a ocupar o cargo de Mbeki.

Ontem, o CNA já havia pedido que Mbeki deixasse o cargo e acusava o presidente de ter conspirado para processar o presidente do partido, Jacob Zuma. O comitê diretor do CNA, no poder desde o fim do Apartheid em 1994, havia anunciado antes que tinha decidido "afastar o presidente da República antes do final de seu mandato".

O secretário-geral do CNA, Gwede Mantashe, havia dito que o presidente reagiu "com normalidade, sem surpresa e sem tristeza" quando ficou sabendo da decisão do partido de pedir sua renúncia. Mantashe, que representa a ala esquerda do CNA, disse que a decisão foi adotada para "dar estabilidade, unir e curar as feridas do partido".

A expectativa era de que o vice-presidente Phumzile Mlambo-Ngcuka assumisse o cargo, mas ele também disse que também deixará o governo, seguindo Mbeki, de acordo com a agência sul-africana Sapa.

O mais provável é que a decisão para a nomeação de um novo presidente fique nas mãos do Parlamento (com maioria do CNA). A antecipação das eleições gerais, que a princípio poderiam acontecer em abril, pode ser outra das conseqüências da crise.

Conspiração

A ala esquerda do partido, dominada pelo Comitê Executivo Nacional, acusou Mbeki de participar de uma suposta conspiração política para impulsionar o processo por corrupção do líder da legenda, Jacob Zuma. O líder obteve, em dezembro, a Presidência do partido e a candidatura às eleições à Chefia do Estado diante de Mbeki, e é favorito nas próximas eleições.

Mbeki negou as acusações, às quais classificou de "insultos", e destacou que "não há fatos que as respaldem". "A liberdade de expressão é o direito de dizer mentiras?", questionou, fazendo referência a alguns dirigentes de seu próprio partido.

A renúncia de Mbeki também pode ter efeitos econômicos, pois seu governo tem a confiança dos investidores nacionais e estrangeiros, que questionam a esquerda do CNA representada por Zuma, apoiado pelo Partido Comunista da África do Sul e pelo Cosatu (Congresso de Sindicatos Sul-Africanos, na sigla em inglês), segundo analistas.

Presidente da África do Sul renuncia ao cargo.

Sul-africanos assistem a pronunciamento do presidente Thabo Mbeki pela televisão, em Pretória. Sucessor de Nelson Mandela, Mbeki renunciou à presidência do parlamento da África do Sul.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir