Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 23-09-2008

Militar morre em explosão de carro-bomba na Espanha
Policial coleta evidências de local onde um carro-bomba explodiu em Santona, na Espanha, provocando a morte de um militar e ferindo outro neste domingo (21).
Militar morre em explosão de carro-bomba na Espanha
Foto: Philippe Desmazes/AFP

da Folha Online
Um caminhão-bomba explodiu neste domingo na cidade de Santoña e matou um militar. Ao menos outras dez pessoas ficaram feridas, uma delas em estado grave, na avenida Carrero Blanco de Santoña. A explosão de um carro-bomba ocorreu durante a madrugada (noite no Brasil) em frente ao Patronato Militar Virgem do Porto de Santoña.

O soldado morto foi identificado como Luis Conde de la Cruz. Um dos feridos, internado em estado grave, também é militar. Ele foi operado devido a ferimentos no quadril e em uma perna, segundo informou o governo na Cantábria, Agustín Ibáñez.

Os outros feridos passavam pelo local no momento da explosão e só apresentam arranhões e foram atendidas pelos serviços de emergências no local.

A explosão, ocorrida à 1h local (20h Brasília), provocou um grande buraco onde o carro-bomba estava estacionado, enquanto o prédio da academia militar teve sua fachada atingida.

A Espanha foi alvo, nas últimas 24 horas, de três ataques atribuídos à organização separatista basca ETA, que deixaram um morto e ao menos dez feridos no norte do país, informaram as autoridades neste domingo.

Em outro ataque, um carro-bomba explodiu próximo à delegacia de Ondarroa, no País Basco espanhol, deixando sete feridos, sendo quatro policiais e três civis. Segundo as autoridades, os terroristas tentaram atrair os policiais para a rua antes de detonar a bomba.

"Estacionaram o veículo ao lado de um muro próximo à porta da delegacia, saíram do carro e lançaram coquetéis molotov para que os policiais saíssem. Depois, detonaram a bomba", disse uma porta-voz do Departamento basco do Interior.

A explosão em Ondarroa ocorreu às 4h30 local (23h30 de Brasília). Um terceiro carro-bomba explodiu à 00h local nas imediações de Vitoria, capital do País Basco, pouco depois de uma ligação anônima para a polícia local, que isolou a área.

Segundo a imprensa espanhola, os ataques têm a marca da organização separatista basca ETA, e a secretaria basca do Interior declarou que provavelmente o grupo deve estar por trás dos ataques.

Represália

A imprensa espanhola considerou os atentados uma represália do ETA ao anúncio da Justiça espanhola que tornou ilegal o partido independente Ação Nacional Basca (ANV, em espanhol), que tem laços com o braço político do ETA, o Batasuna.

O Batasuna foi proibido em 2003 por sua relação com o ETA, considerado um grupo terrorista pela União Européia (UE), que o responsabiliza pela morte de 823 pessoas em 40 anos de atentados em prol da independência do País Basco.

O ETA suspendeu em junho do ano passado um acordo permanente de cessar-fogo que acertou com o governo espanhol e durou 15 meses. Desde então, quatro pessoas foram mortas, três policiais e um conselheiro municipal socialista.

Com Efe e France Presse

Militar morre em explosão de carro-bomba na Espanha.

Policial coleta evidências de local onde um carro-bomba explodiu em Santona, na Espanha, provocando a morte de um militar e ferindo outro neste domingo (21).


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir