Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 23-09-2008

Jovem que matou dez em escola da Finlândia foi interrogado
O reitor de escola da Finlândia onde pelo menos dez pessoas foram mortas a tiros nesta terça-feira divulgou o nome do atirador
Jovem que matou dez em escola da Finlândia foi interrogado
Foto: Reuters

da Folha Online
Atualizado às 14h28

O reitor da escola no oeste da Finlândia onde ao menos dez pessoas foram mortas a tiros nesta terça-feira afirmou à agência de notícias France Presse que o atirador é Matti Juhani Saari, 22. "Ele é aluno do segundo ano de hotelaria", afirmou Tapio Varmola. Ontem (22), ele foi detido, interrogado e liberado pela polícia.

De acordo com a ministra de Interior, Anne Holmlund, Saari foi detido para dar explicações sobre o vídeo que postou no site YouTube no qual aparece disparando uma arma. Segundo Holmlund, depois do interrogatório, "o oficial de serviço decidiu que não era preciso cassar o porte de arma". Saari possui uma licença temporária para manusear armas calibre 22 desde agosto passado, ainda conforme a ministra.

Nesta terça-feira, Saari invadiu a escola localizada na cidade de Kauhajoki (cerca de 300 km da capital, Helsinque) e começou a disparar. Pelo menos dez morreram. O número total de feridos ainda não foi confirmado. Todos os mortos seriam estudantes da escola. Depois do tiroteio, Saari atirou contra a própria cabeça. Ele morreu no Hospital Universitário Tampere.

De acordo com a agência de notícias Efe, em seu perfil de usuário no YouTube, o jovem dizia ter interesse em "computadores, armas, sexo e cerveja" e predileção por filmes de terror.

Não há suspeitas sobre a motivação do crime.

Tiroteio

O tiroteio começou por volta das 11h (5h de Brasília). Segundo a rede britânica BBC, um garoto todo vestido de preto foi visto carregando uma pistola automática no colégio. Logo que o ataque começou, a escola foi esvaziada.

Equipes de resgate chegaram depressa, porém foram obrigadas a esperar o estudante parar de atirar para entrar no prédio, disse Kari Saarinen, chefe no hospital de Senajoki, que fica a cerca de 60 km de Kauhajoki. Kauhajoki tem uma população de cerca de 15 mil pessoas.

Este não é o primeiro caso de um aluno que abre fogo em um centro de ensino na Finlândia. Em 7 de novembro de 2007, um estudante de 18 anos de uma escola de Tuusula, 40 km ao norte de Helsinque, matou oito pessoas no centro de ensino antes de cometer suicídio.

Segundo a BBC, a população da Finlândia, onde a venda de armas é liberada, é uma das que mais compra esse tipo de produto no mundo. O governo finlandês convocou uma reunião de crise para examinar o caso.

Com Associated Press e France Presse

Jovem que matou dez em escola da Finlândia foi interrogado um dia antes.

O reitor de escola da Finlândia onde pelo menos dez pessoas foram mortas a tiros nesta terça-feira divulgou o nome do atirador. Matti Juhani Saari, 22 anos, é aluno de hotelaria da instituição e foi detido ontem para dar explicações sobre vídeo postado na Internet no qual ele aparece disparando uma arma. Na foto, uma das imagens do vídeo de Saari encontrado no site YouTube.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir