Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-09-2008

Em passeata, policiais civis em greve em SP
Policiais civis que est�o em greve desde semana passada fizeram nesta ter�a-feira de manh� uma passeata pelo centro de S�o Paulo reivincando aumento de 60%
Em passeata, policiais civis em greve em SP
Foto: Rivaldo Gomes/Folha Imagem

Rodrigo Bertolotto
Do UOL Not�cias
Em S�o Paulo
Policiais civis que est�o em greve desde semana passada fizeram nesta ter�a-feira de manh� uma passeata pelo centro de S�o Paulo reivincando aumento de 60%. Os manifestantes pediram tamb�m a sa�da do secret�rio de Seguran�a P�blica, Ronaldo Marzag�o. Durante o protesto, informaram que continuam em greve por tempo indeterminado.

Ao chegar � sede da secret�ria, depararam-se com dez policiais militares que faziam a seguran�a da porta e pediram que os PMs entrassem em opera��o padr�o como forma de apoio � greve da Pol�cia Civil.

A concentra��o come�ou �s 9h da manh�, e os grevistas sa�ram �s 11h da avenida Ipiranga, passando pela avenida S�o Luis, a rua Xavier de Toledo e o Viaduto do Ch�, at� chegarem ao pr�dio da secretaria de Seguran�a P�blica, no largo S�o Francisco.

V�rias cr�ticas ao governo do PSBD e de Jos� Serra foram feitas. Os civis carregavam faixas com frases como "sabe o que significa PSDB? Pior Sal�rio Do Brasil", em alus�o � sigla do partido. Outra dizia: "O povo adverte: o PSDB � prejudicial � seguran�a." Apesar do alvo constante, os sindicalistas afirmam que as entidades n�o s�o ligadas a centrais ou partidos.

Alguns dos l�deres da greve usavam camisetas com uma estampa do governador segurando uma metralhadora, com as seguintes frases abaixo: "Serra, o Exterminador da Pol�cia" e "Serra, o inimigo n�mero 1 da Pol�cia".

Como n�o foram recebidos pelo secret�rio, cantaram o Hino Nacional e abra�aram o pr�dio. No final, os mais exaltados gritaram "pula, pula", coro endere�ado a Marzag�o.

O deputado estadual Major Ol�mpio Gomes (PV) participava da manifesta��o. Ele puxou um c�ntico contra o governador. "Jos� Serra, n�o sou ot�rio, nossa pol�cia est� lutando por sal�rio", dizia um dos coros. "Marzag�o, presta aten��o, nossa pol�cia n�o aceita trai��o", falava outro, atacando o secret�rio da pasta.

Um dos oradores gritava "ei, Marzag�o, pede demiss�o" e "mostra que voc� � homem e n�o se esconde atr�s da cadeira e da caneta". E caprichava nas compara��es: "A melhor pol�cia do Brasil tem o pior sal�rio. N�s perdemos at� para Alagoas."

Cerca de 500 pessoas participavam da manifesta��o pela manh�. Segundo sindicatos que representam as categorias em greve, houve ades�o de 100% no interior e 80% na capital. Dez �nibus vieram do interior e do litoral para a passeata, das cidades de Bauru, Mar�lia, Tup�, Santos, Campinas, Avar� e do Vale do Para�ba. O presidente do Sindicato dos Investigadores, Jo�o Batista Rebou�as, disse que "nunca houve uma passeata da Pol�cia Civil t�o grande".

"� mais f�cil lidar com o PCC do que com esse governo. H� 14 anos, n�o h� di�logo", afirmou Jos� Leal, presidente do Sindicato dos Delegados.

Do alto do carro de som, Leal acenava: "Obrigado pelo apoio do pessoal dos escrit�rios". O p�blico, por�m, mostrava pouca simpatia. De uma das janelas, um rapaz mostrava o dedo m�dio em riste aos policiais, aproveitando a posi��o pouco comum em que os "tiras" estavam. J� os motoboys, represados no fim do bloco humano, buzinavam pelo atraso de suas entregas.

Segundo os grevistas, o sal�rio-base da categoria � R$ 508, o que, com as bonifica��es, pode chegar a por volta de R$ 1.200, mas eles se queixam que isso n�o tem efeito em casos como aposentadoria. Por isso, querem aumento nos dividendos.

Em passeata, policiais civis em greve em SP pedem a sa�da de secret�rio de Seguran�a.

Policiais civis que est�o em greve desde semana passada fizeram nesta ter�a-feira de manh� uma passeata pelo centro de S�o Paulo reivincando aumento de 60%. Os manifestantes pediram tamb�m a sa�da do secret�rio de Seguran�a P�blica, Ronaldo Marzag�o. Durante o protesto, informaram que continuam em greve por tempo indeterminado.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir