Categoria Politica  Noticia Atualizada em 26-09-2008

Reunião entre democratas e republicanos acaba sem acordo sobre pacote
O presidente George W. Bush reúne-se com representantes democratas e republicanos, inclusive os dois candidatos à Casa Branca Barack Obama e John McCain
Reunião entre democratas e republicanos acaba sem acordo sobre pacote
Foto: AFP

Os líderes dos partidos republicano e democrata norte-americanos no Congresso, incluindo os presidenciáveis John McCain e Barack Obama, se reuniram nesta quinta-feira na Casa Branca com o presidente George W. Bush para discutir o pacote de ajuda financeira ao mercado, de US$ 700 bilhões, mas não chegaram a um acordo final.

Horas antes, alguns senadores chegaram a anunciar um consenso quanto às bases do plano, informação que foi desmentida com o fim da reunião, realizada a portas fechadas.

Para Obama, os trabalhos teriam tido mais resultados se a política não estivesse presente. "É incrível o que acontece quando as câmeras estão desligadas", afirmou, à rede de TV "CNN".

Um dos opositores mais ferrenhos ao pacote, o senador republicano Richard Shelby disparou críticas contra o projeto. "Não acredito que tenhamos chegado a um acordo", afirmou o congressista. "O plano apresentado só trará mais problemas, estamos nos apressando no julgamento."

Obama, no entanto, mostrou-se otimista. "Acredito que eventualmente chegaremos a um consenso", disse o candidato democrata à "CNN". "Ainda há muito a ser discutido. Acho que haverá algumas discussões entre o presidente, o secretário (do Tesouro) Henry Paulson, os republicanos da Câmara, talvez os republicanos do Senado... para determinar o que exatamente eles querem para fazer a coisa toda funcionar."

Debate ainda é incerto
Obama reafirmou que espera participar do primeiro debate com seu adversário republicano, John McCain, marcado para ocorrer nesta sexta-feira na Universidade de Mississippi. O republicano, por sua vez, disse que ainda não decidiu se irá ao debate, já que atua no momento no Congresso para aprovar o plano de socorro financeiro.

Na quarta-feira, McCain suspendeu sua agenda de campanha para ir a Washington negociar com os colegas congressistas e pediu o adiamento do debate. Obama concordou com a ida, porém insistiu no enfrentamento. Após a reunião com Bush, Obama foi questionado sobre a possibilidade de McCain faltar ao debate. O democrata reagiu sorrindo. "Eu espero que ele apareça. Não vou especular agora."

Um dos mais experientes conselheiros de Obama, Robert Gibbs, disse acreditar que McCain irá ao debate. "Eu acho que ele [McCain] vai ver que um presidente é capaz de fazer mais de uma coisa por vez", provocou Gibbs, segundo o jornal norte-americano "New York Times". Gibbs disse ainda que a organização do debate, a Comissão de Debates Presidenciais, não informou o que poderá acontecer caso McCain desista.

Durante o dia, a equipe de McCain evitou falar do debate. "Nós temos que ver", disse o conselheiro mais próximo de McCain, Mark Saltar, ao deixar o gabinete de McCain no Senado. "Com tantas coisas em jogo para a América e para o mundo, o debate que mais importa é o que está ocorrendo no Capitólio dos EUA. E eu espero participar", disse McCain.

Reunião entre democratas e republicanos acaba sem acordo sobre pacote.

O presidente George W. Bush reúne-se com representantes democratas e republicanos, inclusive os dois candidatos à Casa Branca Barack Obama e John McCain, para discutir a crise financeira nos EUA.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir