Categoria Policia  Noticia Atualizada em 26-09-2008

Polícia italiana recupera Renoir furtado em 1975
A polícia italiana recupera um quadro do pintor impressionista francês Pierre-Auguste Renoir, furtado em 1975 de um colecionador particular de Milão
Polícia italiana recupera Renoir furtado em 1975
Foto: Sandro Pace/AP

Roma, 26 set (EFE) - Um quadro do pintor impressionista francês Pierre-Auguste Renoir, furtado em 1975 de um colecionador particular de Milão, foi recuperado pela Polícia italiana, que deteve três pessoas.

O quadro, que mostra uma mulher de costas, sentada e nua, segundo informou nesta sexta-feira (26) a Polícia italiana, corresponde à etapa de maturidade do mestre impressionista.

A pintura foi furtada junto a outras obras da oficina de um restaurador de Milão, local no qual o colecionador, cujo nome não foi divulgado, o levou há 33 anos para reparar uma pequena imperfeição.

Durante a operação policial para recuperar o quadro, três pessoas foram detidas sob a acusação de tráfico de arte: Amedea Setti, galerista de 68 anos; Francesco Attisani, 59 anos e com antecedentes por falsificação de obras de arte; e Aniello Ambrosio, de 50 anos, com penas por tráfico de drogas. Os pesquisadores estão tentando agora investigar como o quadro de Renoir (1841-1919) caiu nas mãos dos detidos.

A descoberta foi possível graças à intervenção de um crítico de arte italiano, Vittorio Sgarbi, a quem um dos detidos se dirigiu em maio para pedir uma avaliação da obra e a busca de um possível comprador.

Estes esperavam vender o quadro de Renoir, avaliado em 500 mil euros (US$ 730 mil), junto com outra obra atribuída a Edouard Manet (1832-1883), também furtada, mas que era falsa. Após ser contatado, o crítico de arte se dirigiu ao Comando de Carabineiros para a Tutela de Patrimônio Cultural, que comprovou que o quadro de Renoir estava na lista de obras roubadas.

Sgarbi convenceu os detidos, que tinham se identificado como galeristas e professores de arte, a mostrar o quadro, e, durante o colóquio, os carabineiros intervieram, recuperando as obras e detendo as três pessoas.

O quadro de Renoir será devolvido à família de Milão, enquanto o falso Manet terá que ser destruído ou colocado à disposição, por exemplo, de algum dos museus de falsificações ou réplicas que recolhem este tipo de obras.

Polícia italiana recupera Renoir furtado em 1975.

A polícia italiana recupera um quadro do pintor impressionista francês Pierre-Auguste Renoir, furtado em 1975 de um colecionador particular de Milão; três pessoas foram presas.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir