Categoria Politica  Noticia Atualizada em 26-09-2008

Anúncio de campanha antecipa debate presidencial
Republicano só confirmou ida ao debate contra Obama nesta sexta. Antes mesmo da confirmação a propaganda já dizia que ele venceu.
Anúncio de campanha antecipa debate presidencial
Foto: Reprodução

Antes mesmo que o candidato republicano declarasse que ia participar do debate presidencial da noite desta sexta-feira (26), um anúncio veículado pela campanha dele na internet declarava antecipadamente que John McCain "venceu o debate".

A propaganda, paga pela campanha do candidato, foi veiculada nesta manhã em sites de notícias dos Estados Unidos, como o "Wall Street Journal", e foi tirada do ar alguns momentos mais tarde.

O candidato republicano à Casa Branca finalmente concordou em participar do debate com o aspirante democrata, Barack Obama, mas a incerteza que cercou seu comparecimento deixou seus críticos e partidários na Universidade do Mississippi irritados.

Um ex-assessor de campanha do republicano, Craig Shirley, criticou o pedido de adiamento do encontro desta noite, e disse que isso prova que a campanha de McCain é decidida por tática e não por ideologia. "No final, ele vacilou e Obama não. O argumento da "mão firme na tempestade agora favorece mais Obama", disse.

"O senador viajará ao debate", diz um comunicado divulgado pela campanha, que afirma que McCain decidiu finalmente participar por seu "otimismo" perante a possibilidade de um acordo bipartidário sobre o pacote de resgate do setor financeiro.

Na quarta-feira, o republicano anunciou que cancelava seus atos eleitorais e pediu o adiamento do debate de hoje para participar das negociações em andamento sobre o milionário plano de resgate para o setor financeiro proposto pelo governo americano.

Desde o começo Obama se opôs à proposta e insistiu em que viajaria nesta sexta-feira ao Mississippi.

A incerteza provocou frustração e irritação no centro universitário do Mississippi, que está há meses se preparando para o que será o primeiro debate da campanha para as eleições de 4 de novembro.


Equívoco
McCain, um político com raízes no estado do Mississipi, é um personagem querido neste estado do sul dos Estados Unidos de maioria republicana.

Curtis Wilkie, um jornalista veterano que dá aulas agora na Universidade do Mississippi, lembrou na quinta-feira em coletiva de imprensa como a presença de McCain no campus há três anos reuniu uma audiência recorde.

Wilkie disse que não foram realizadas pesquisas no centro sobre as inclinações políticas dos mais de 17 mil estudantes, mas afirmou estar convencido de que, se fossem feitas, a balança se inclinaria para o lado de McCain.

Porém, tanto o jornalista quanto outros professores e estudantes consultados pela Agência Efe coincidiram em destacar que a decisão do senador de condicionar sua participação no debate a um acordo sobre o plano de resgate financeiro é errada.

Para Wilkie, anunciar que não estaria no debate foi "um sério erro", que não era "absolutamente necessário".

James Lumpp, professor de jornalismo da Universidade do Mississippi, qualificou a postura inicial do senador pelo Arizona de "decisão ridícula", um golpe de efeito que, segundo ele, buscava impulsionar uma campanha que "está se deteriorando".

Uma pesquisa publicada na quarta-feira situou pela primeira vez Obama com uma clara vantagem, com nove pontos de superioridade.

A campanha republicana insiste em que a disputa segue "dentro da margem de erro" nos poucos estados nos quais as eleições de 4 de novembro devem ser decididas.

Os estudantes que já estão no campus para o debate desta noite respiram aliviados.

"Estou tão animada", disse Amarette Aubé, que confessa que McCain a "enfureceu", apesar de pretender votar nele em novembro.

Maya Hairston, uma estudante afro-americana partidária de Obama, explicou à Efe que teria sido "uma tragédia" que o político não tivesse vindo a Oxford depois dos milhões de dólares e dos esforços que a universidade destinou para preparar o evento.

O campus da Universidade do Mississipi amanheceu hoje sob um sol radiante inundado de cartazes que anunciam o debate e os enormes satélites instalados pelas principais emissoras de televisão.

Prevê-se que a crise financeira do país seja abordada hoje à noite, apesar de o tema oficial ser política externa e segurança nacional.

Este será o primeiro de três debates entre os dois aspirantes à Casa Branca até 15 de outubro.

Anúncio de campanha antecipa debate presidencial e diz que "McCain venceu"
Republicano só confirmou ida ao debate contra Obama nesta sexta.
Antes mesmo da confirmação a propaganda já dizia que ele venceu.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir