Categoria Politica  Noticia Atualizada em 27-09-2008

Ataque com carro-bomba mata 17 na Síria
Moradores observam estragos gerados por explosão de carro-bomba em Damasco (Síria), neste sábado. Ao menos 17 pessoas morreram e outras 14 ficaram feridas.
Ataque com carro-bomba mata 17 na Síria
Foto:Louai Beshara/AF

Pelo menos 17 pessoas foram mortas na explosão de um carro-bomba em Damasco, na Síria, segundo autoridades do país.

Outras 14 pessoas, entre elas crianças, ficaram feridas.
Um porta-voz do Ministério da Informação disse à BBC que o número de feridos deve aumentar.

Segundo informações da televisão síria Dunia, a explosão aconteceu na principal estrada que liga a capital ao aeroporto da cidade. O veículo estava carregado com 200 quilos de explosivos.

Autoridades estão investigando o que chamaram de "ato terrorista" e, de acordo com o ministério da Informação, ainda é cedo para "apontar os responsáveis".

"Não podemos acusar ninguém. As investigações que estão em andamento nos levarão aos culpados", disse o ministro do Interior, Bassam Abdul-Majid.

Forças de segurança isolaram a área, que fica perto de um santuário xiita e um posto de controle. O santuário de Sayida Zeinab, no sul da capital, é freqüentado por peregrinos iraquianos, iranianos e libaneses.

Segundo a correspondente da BBC em Beirute Natalia Antelava, ataques com carro-bomba são raros na Síria e o atentado vai incomodar o governo sírio, "orgulhoso de sua estabilidade".

Acredita-se que este seja o primeiro incidente desta natureza desde que um líder do Hezbollah foi morto em fevereiro em um ataque com um carro-bomba.

Em agosto, uma autoridade militar ligada ao presidente Bashar al-Assad foi morto em um resort perto da cidade portuária de Tartus.

Isolamento diplomático
A Síria vem sofrendo isolamento diplomático desde o assassinato do ex-primeiro-ministro libanês Rafik Hariri, em 2005.

Críticos do governo sírio o acusaram pelo assassinato, o que sempre foi negado pelas autoridades em Damasco.

No início deste mês, a Síria engajou-se em um diálogo com a Turquia, Qatar e França, que ocupa a presidência rotativa da União Européia, para tentar impulsionar esforços para um plano de paz no Oriente Médio.

O presidente Al-Assad disse esperar que o encontro forme a base para inaugurar diálogos diretos entre seu país e Israel.

A Síria permanece em estado de guerra com Israel desde que o país foi criado, em 1948.

Moradores observam estragos gerados por explosão de carro-bomba em Damasco (Síria), neste sábado. Ao menos 17 pessoas morreram e outras 14 ficaram feridas.
Ataque com carro-bomba mata 17 na Síria

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir