Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 27-09-2008

Ator Paul Newman morre aos 83 anos
O ator americano Paul Newman morreu aos 83 anos, v�tima de um c�ncer de pulm�o.
Ator Paul Newman morre aos 83 anos
Foto:Jim Ruymen/Arquivo Reuters

O ator americano Paul Newman, considerado uma lenda do cinema, morreu aos 83 anos devido a um c�ncer de pulm�o, informou o Newman s Own Foundation.

Segundo o porta-voz do ator, Marni Tomljanovec, Newman morreu na sexta-feira, 26 de setembro. Embora parentes n�o se pronunciassem sobre os problemas de sa�de do ator, circulavam informa��es de que ele sofria de c�ncer terminal e que estava sob tratamento em Nova York. Em junho deste ano as evid�ncias ficaram mais fortes ap�s o amigo do ator, A.E. Hotchner, assegurar que Newman, fumante inveterado no passado, sofria da doen�a.

Ap�s este epis�dio o pr�prio ator chegou emitir um comunicado por meio de seu agente assegurando que estava bem, sem fazer alus�o ao c�ncer.

Paul Newman, nascido em 26 de janeiro de 1925 em Ohio, nos EUA, despontou como ator nos palcos da Broadway. No cinema, deu os primeiros passos na d�cada de 1950 e chamou a aten��o em Marcado pela Sarjeta (1956), filme dirigido por Robert Wise em que interpretou o boxeador Rocky Graziano.

Ao longo de sua carreira, o ator foi indicado ao Oscar por dez vezes, e chegou a vencer como melhor ator por A Cor do Dinheiro (1986), em 1987. Entre os mais de 50 filmes estrelados por ele est�o, ainda Exodus(1960), Os Criminosos n�o Merecem Pr�mio (1963) e Harper - O Ca�ador de Aventuras (1966), Butch Cassidy (1969) e Golpe de Mestre(1973). Tamb�m atuou como diretor de cinema em trabalhos como Rachel, Rachel (1968), que recebeu indica��o ao Oscar de Melhor Filme.

Al�m do cinema, Paul Newman se destacou em outras atividades. Uma delas � o trabalho como empres�rio � frente da empresa de produtos aliment�cios Newma s Own, aberta em 1982 em parceria com seu amigo A. E. Hotchner. Nos �ltimos anos, lucros obtidos nos neg�cios foram usados para filantropia (cerca de UR$ 200 milh�es foram doados para projetos no mundo todo).

O esporte foi outra �rea a qual Newman se dedicou, tendo participado de corridas de carro desde a d�cade 1970. Newman chegou a correr at� os 80 anos.

Ator Paul Newman morre aos 83 anos

O ator americano Paul Newman morreu aos 83 anos, v�tima de um c�ncer de pulm�o. Newman ficou conhecido por pap�is em filmes como Dois homens e um destino e ganhou dois Oscars durante sua carreira.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir