Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 29-09-2008

Tufão Hagupit deixa 50 mortos no Vietnã e Tailândia
Morador empurra barco ao longo de rua alagada na província de Bac Giang, no norte do Vietnã
Tufão Hagupit deixa 50 mortos no Vietnã e Tailândia
Foto: Stringer/Reuters

colaboração para a Folha Online
As inundações e deslizamentos causados pela passagem do tufão Hagupit deixaram ao menos 50 mortos no Vietnã e Tailândia, além de destruir milhares de casas e inundar campos agrícolas, informaram autoridades locais.

No Vietnã, o número de mortes causadas pelo tufão subiu para 32, além de cinco pessoas que continuam desaparecidas.

Milhares de casas foram levadas pelas inundações ou destruídas pelas fortes chuvas e deslizamentos de terras no norte do país, informou o Comitê de Tempestades e Prevenção de Enchentes.

Hagupit deixou pelo menos oito mortos nas Filipinas e outros três na China, onde causou a "tempestade do século".

Soldados vietnamitas foram escalados para ajudar na retirada de milhares de pessoas das áreas vulneráveis a mais enchentes e deslizamentos de terras, nas Províncias montanhosas de Son La, Lang Son e Bac Giang.

Neste domingo, a preocupação é de que as fortes chuvas possam causar mais deslizamentos na região montanhosa ao norte do pais e enchentes nas margens do rio Thai Binh, informou o Centro Nacional d e Meteorologia.

O Centro informou ainda que o rio Vermelho, perto da capital Hanoi, deve alcançar níveis perigosamente altos neste domingo, subindo a até 8,6 metros.

O principal cinturão agricultor vietnamita, incluindo a região cafeeira e o delta do arroz, não estão no caminho da tempestade.

Tailândia

Na Tailândia, o número de mortes causadas pelas tempestades de monções já chega a 18 e cerca de 190 mil pessoas ficaram feridas com as inundações e deslizamentos, informou o Ministério de Saúde.

Segundo o Ministério, não houve maiores problemas na disseminação de doenças desde que a chuva começou, há mais de duas semanas. Cerca de 800 mil pessoas foram afetadas.

No país, cerca de 500 mil acres de área de agricultura, a maioria destinada ao cultivo de arroz, foram inundados, afetando cerca de 2% da produção 2008/2009, informou o Ministério da Agricultura.

Com agências internacionais

Tufão Hagupit deixa 50 mortos no Vietnã e Tailândia.

Morador empurra barco ao longo de rua alagada na província de Bac Giang, no norte do Vietnã. O tufão Hugapit deixou ao menos 50 mortos no Vietnã e na Tailândia.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir