Categoria Economia  Noticia Atualizada em 29-09-2008

Empresa privada SpaceX pôs em órbita foguete Falcon 1
Imagem mostra o foguete SpaceX Falcon 1 sobre rampa de lançamento na ilha de Omelek, situada há cerca de quatro mil quilômetros a sudoeste do Havaí.
Empresa privada SpaceX pôs em órbita foguete Falcon 1
Foto: AFP

LOS ANGELES, 29 Set 2008 (AFP) - O foguete Falcon 1, da empresa norte-americana SpaceX, se tornou no domingo o primeiro foguete movido a propulsão líquida inteiramente desenvolvido por uma empresa privada a alcançar a órbita terrestre, segundo um comunicado divulgado nesta segunda-feira.

"A Space Exploration Technologies Corp. (SpaceX) anuncia que o vôo 4 do foguete Falcon 1 foi lançado com sucesso e alcançou a órbita terrestre", indicou o comunicado.

"Ao atingir essa etapa, o Falcon 1 se torna o primeiro foguete a propulsão líquida desenvolvido pelo setor privado a ser colocado em órbita em torno da Terra", acrescentou o comunicado.

O Falcon 1, inteiramente concebido pela SpaceX, decolou às 23h15 GMT de domingo (20h15 de Brasília) da base militar norte-americana de Kwajalein nas Ilhas Marshall (Oceano Pacífico).

O Falcon 1 é um pequeno lançador de 21 metros de altura criado pela SpaceX, sociedade fundada em 2002 por Elon Musk, magnata da internet.

Empresa privada SpaceX pôs em órbita foguete Falcon 1.

Imagem mostra o foguete SpaceX Falcon 1 sobre rampa de lançamento na ilha de Omelek, situada há cerca de quatro mil quilômetros a sudoeste do Havaí. O foguete, o primeiro movido a propulsão líquida, foi lançado em órbita após três tentativas fracassadas.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir